Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Serviço Militar > Projeto Soldado Cidadão
Início do conteúdo da página

Projeto Soldado Cidadão

O Projeto Soldado Cidadão tem por objetivo qualificar profissionalmente os militares que prestam o serviço militar inicial e os cabos e soldados, realizando o serviço militar voluntário, complementando a formação cívica-cidadã e facilitando o ingresso no mercado de trabalho, após o período dentro das Forças Armadas.

O projeto funciona desde 2004 e abrange todo o território nacional. Escolas técnicas e militares são parceiras na capacitação dos jovens que estão deixando a farda para retornar à vida civil.

Até o ano de 2018, 240 mil jovens já foram beneficiados pelo Soldado Cidadão. São oferecidos cursos em conformidade com a demanda do mercado de trabalho regional e com carga horária mínima de 160 horas.
Entre as áreas de qualificação disponibilizadas aos recrutas estão: telecomunicações, mecânica, alimentação, construção civil, artes gráficas, confecção, têxtil, eletricidade, comércio, comunicação, transportes, informática, vigilância, pintura e saúde.

A capacitação inclui também noções básicas de empreendedorismo, ética e cidadania. Aproximadamente 65% dos jovens participantes do Soldado Cidadão conseguem emprego após concluírem o Serviço Militar. 

 

Fim do conteúdo da página