Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Introdução

A Controladoria-Geral da União (CGU) divulga, em seu Portal da Transparência, as informações remuneratórias de todo o funcionalismo público. Entre elas, dados referentes à remuneração dos militares das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) que atuam no País, bem como aqueles relativos à retribuição dos militares em missão no exterior.

O Portal da Transparência da CGU permite acesso a todas as informações referentes à remuneração dos militares das Forças Armadas em missão no País e/ou no exterior. Basta acessar a página, clicar na aba “Servidores” e fazer uma busca (por nome ou por CPF) para obter informações funcionais dos militares em serviço dentro e fora do País.

Diversos dados podem ser consultados, tais como: o posto/graduação, parte do CPF, a Força a que pertence o militar, matrícula (parte do código no sistema de pagamento da Força), jornada de trabalho, ocorrência de afastamento/dispensa (quando não recebe remuneração) etc.

Na consulta, são apresentados dois links:

– “Saiba Mais”, que contém um resumo explicativo sobre a remuneração dos militares;

– “Remuneração”, por meio do qual pode ser obtida a remuneração bruta e os descontos obrigatório, o que permite entender a estrutura remuneratória da carreira.

A ficha de remuneração publicada no Portal da Transparência contém sete títulos:

a. Remuneração básica;

b. Remuneração eventual;

c. Deduções obrigatórias;

d. Demais deduções (excluídos os descontos pessoais);

e. Remuneração após deduções;

f. Verbas indenizatórias.

Cada Comando de Força Singular (Marinha, Exército e Aeronáutica) dispõe de sistema próprio de pagamento de seu pessoal militar, que abrange o Brasil e o exterior. Em razão do que dispõem os artigos 1o, 4o e 12, §§ 1o e 3o da Lei Complementar no 97/99, esses Comandos militares exercem, de forma descentralizada, a gestão do seu pessoal e a execução orçamentária e financeira, razão pela qual são indicados, a seguir, os respectivos órgãos junto aos quais poderão ser obtidas informações mais detalhadas a respeito da remuneração no exterior:

– Marinha: Pagadoria de Pessoal da Marinha (PAPEM) - (21) 21046188;

– Exército: Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW) - (00XX1202); 2382851;

– Aeronáutica: Subdiretoria de Pagamento de Pessoal (SDPP) - (21) 2103-1409.

Cabe lembrar, por fim, que o Ministério da Defesa atua para cumprir integralmente a Lei de Acesso à Informação (LAI). Seus Serviços de Informações ao Cidadão (SIC) estão permanentemente à disposição dos interessados, para facilitar a consulta aos dados e documentos sob sua responsabilidade. O Sistema e-SIC (www.acessoainformacao.gov.br/sistema) pode ser contatado também pelos seguintes endereços de email:

– Ministério da Defesa: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

– Comando da Marinha: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

– Comando do Exército: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;

– Comando da Aeronáutica: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fim do conteúdo da página