Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Programas Sociais > Programa Forças no Esporte
Início do conteúdo da página

Programa Forças no Esporte

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) e o Projeto João do Pulo (PJP) são atividades sociais desenvolvidas pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e em parceria com os Ministérios do Esporte, da Educação e do Desenvolvimento Social e da Secretaria Nacional de Juventude. A finalidade é promover a valorização pessoal, fortalecer a integração social e a cidadania e reduzir riscos sociais dos beneficiários, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas.

O PROFESP é destinado ao atendimento de crianças e jovens de ambos os sexos, a partir de 6 (seis) até os 18 (dezoito) anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. O PJP, extensão do PROFESP, é destinado ao atendimento de pessoas com deficiência de ambos os sexos, priorizando crianças e jovens, a partir dos seis (seis) anos de idade, também em situação de vulnerabilidade social.

A realização das ações do PROFESP e do PJP cabe às Forças Armadas, sob coordenação do Ministério da Defesa. Por meio de organizações militares participantes da Marinha, do Exécito e da Aeronáutica, são disponibilizadas instalações e equipamentos esportivos e paradesportivos, infraestrutura e logística.  Os núcleos de atividade esportiva (NAE) do PROFESP e os núcleos de atividade paradesportiva (NAP) do Projeto João do Pulo contam também com a parceria da comunidade, da iniciativa privada, dos demais segmentos dos poderes público e privado e do sistema esportivo organizado civil e militar.

Veja aqui as unidades militares que participam do Programa Forças no Esporte (PROFESP).

Pela grande capilaridade das Forças Armadas, o Programa está presente em 107 localidades de todos os Estados e do Distrito Federal, inclusive no Arquipélago de Fernando de Noronha e em comunidades indígenas no interior da Amazônia. No total são atendidas cerca de 23.500 crianças.


Seja voluntário no PROFESP! Junte-se ao time que faz a diferença por um mundo melhor! Clique aqui e saiba como.

Folder de Divulgação do PROFESP (hiperlink)
 
Caderno de Informações do PROFESP (hiperlink)


Prêmio Paz e Desporto 2016

O PROFESP concorreu ao prêmio internacional Peace & Sport Award 2016 (Prêmio Paz e Desporto 2016), em Mônaco. O Prêmio, criado em 2008, é concedido pela Organização pela Paz e pelo Esporte (“Peace and Sport, L’Organization pour la Paix par le Sport”) e recompensa instituições e indivíduos que tenham contribuído de modo significativo para a paz, o diálogo e a estabilidade social no mundo por meio do esporte.

 

Conheça as atividades prestadas pelas Forças Armadas que complementam suas atribuições constitucionais

Descubra o programa da Defesa destinado a promover integração social por meio da prática esportiva

Saiba mais sobre o projeto que leva estudantes universitários a participar do fortalecimento da cidadania em locais isolados do país

Conheça a iniciativa da Defesa que busca qualificar profissionalmente os recrutas que prestam o Serviço Militar

Acesse informações sobre o programa do Ministério da Defesa voltado à manutenção da soberania da Amazônia

Fim do conteúdo da página