Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > Ministro da Defesa presidiu cerimônia de imposição da Comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico
Início do conteúdo da página

Ministro da Defesa presidiu cerimônia de imposição da Comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico

Publicado: Terça, 07 de Abril de 2020, 12h15

Brasília, 07/04/2020 - O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, presidiu, na segunda-feira (06), a cerimônia de imposição da Comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), no grau Grã-Cruz. Ele estava acompanhado do Comandante da Aeronáutica, Antonio Carlos Moretti Bermudez. Na ocasião, o futuro Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, e o Chefe de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, receberam a condecoração.

Durante a cerimônia, o Ministro da Defesa falou sobre a importância de promover, no Quadro Ordinário do Corpo de Graduados Efetivos da OMA, ao grau Grã-Cruz, os dois Oficiais-Generais da FAB. “Para mim, foi uma honra muito grande entregar a Ordem do Mérito Aeronáutico ao Tenente-Brigadeiro Heraldo e ao Tenente-Brigadeiro Fiorentini, que alcançaram o último posto da carreira militar. Sinto-me muito honrado de participar dessa justa homenagem” disse o Ministro.

Participaram, ainda, da cerimônia o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araujo; o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar; o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; e o Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço.

O Comandante da Aeronáutica enfatizou a importância do evento, com a entrega da mais alta honraria da FAB. “Parabéns pela imposição dessa Comenda que hoje recebem. Que Deus ilumine seus caminhos à frente dos seus comandos, permitindo-lhes o mesmo brilho que sempre caracterizou suas jornadas, dando-lhes a graça de que suas decisões frutifiquem em proveito do desenvolvimento do Brasil”, concluiu.

Agraciados

Ao ser condecorado, o Tenente-Brigadeiro Heraldo disse que esse é um marco na carreira de mais de 40 anos dedicados à Força Aérea. “Foi um grande reconhecimento que tive ao atingir o mais alto posto e agora tenho a oportunidade de contribuir para que a FAB continue crescendo e, cada vez mais, sendo a Força Aérea que todos queremos que ela seja”, destacou.

Da mesma forma, o Tenente-Brigadeiro Fiorentini falou que a homenagem é fruto da realização de mais de quatro décadas de serviço à FAB. “Um reconhecimento pelo trabalho e eu tenho muito orgulho de, cada vez mais, poder contribuir para nossa Força Aérea”, concluiu.

OMA

Criada por meio do Decreto-lei nº 5.961, de 1º de novembro de 1943, e regulamentada pelo Decreto nº 3.446, de 4 de maio de 2000, a Ordem do Mérito Aeronáutico é uma distinção concedida aos militares da Aeronáutica brasileira que tenham prestado notáveis serviços ao país, ou que se hajam distinguido no exercício da sua profissão; aos militares das Forças Armadas nacionais e estrangeiras que se tenham tornado merecedores de homenagem da Nação brasileira e, particularmente, da Aeronáutica; aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que se tenham destacado nas suas áreas de atuação a serviço da Nação brasileira; e às corporações militares, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, por serviços ou ações que as recomendem ao reconhecimento da Nação brasileira e, de modo particular, ao da Aeronáutica.

Com informações da FAB

Fotos: Sd Wilhan Campos

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

registrado em:
Fim do conteúdo da página