Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > Forças Armadas continuam empregando esforços na luta contra a Covid 19
Início do conteúdo da página

Forças Armadas continuam empregando esforços na luta contra a Covid 19

Publicado: Quarta, 01 de Abril de 2020, 17h39

Brasília (DF), 01/04/2020 - A Operação Covid-19 está em seu 10º dia de atuação, com ações de 10 Comandos Conjuntos por todo o Brasil. O efetivo aumenta a cada dia, sendo contabilizado nesta quarta-feira (01) mais de 22 mil militares empregados em diversas atividades.

Hoje (01), uma aeronave Hércules C-130, da Força Aérea Brasileira, decolou de Guarulhos (SP) para Recife (PE) transportando cerca de nove toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e álcool em gel. Os EPIs serão utilizados por profissionais de saúde que realizarem atendimentos dos pacientes infectados pelo Coronavírus, bem como também serão distribuídos álcool em gel para essas três localidades. Os produtos foram adquiridos pelo Ministério da Saúde.

Na Região Sul, militares confeccionam e distribuem lanches para caminhoneiros na fronteira do Brasil com o Uruguai, com o apoio de comerciantes de Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul. Em Bagé, no mesmo estado, equipes do Exército apoiam a Defesa Civil nas três barreiras sanitárias montadas nas entradas do município. Elas desinfetam pneus de veículos de passeio, coletivos e caminhões, com detergente fornecido pela Vigilância Sanitária.

Ainda no Sul, em Santa Maria, militares apoiam a prefeitura na vacinação contra a gripe H1N1. Além disso, o Parque Regional de Manutenção realiza a fabricação de máscaras para a proteção contra a Covid-19.

Em Sergipe, na Região Nordeste, equipes do Exército organizam filas para a distribuição de cestas básicas. Já no Ceará, os militares passam por capacitação de Defesa Biológica, Nuclear, Química, Radiológica (BNQR) para serem posteriormente empregados na desinfeção de terminais rodoviários, ferroviários e metroviários em Fortaleza e Região Metropolitana.

A Operação Covid-19
A Operação Covid-19 foi iniciada em 21 de março para apoiar estados e municípios no enfrentamento à pandemia de coronavírus no país. Para essa missão, foram ativados 10 Comandos Conjuntos responsáveis por realizar apoio logístico e ações como desinfecções de espaços públicos, montagem de hospitais de campanha, auxílio à população em quarentena, dentre diversas outras ações.

Por Tenente Raquel Alves e Mariana Alvarenga

Foto: Tenente Beatriz Kramer/FAB

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Ministério da Defesa (MD)
(61) 3312-4071

registrado em:
Fim do conteúdo da página