Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > Militar da FAB morto na Segunda Guerra é homenageado na Itália
Início do conteúdo da página

Militar da FAB morto na Segunda Guerra é homenageado na Itália

Publicado: Terça, 05 de Novembro de 2019, 18h23

Brasília, 5/11/2019 - No último domingo (3), a Prefeitura de Rodano, cidade localizada a 15 quilômetros de Milão, realizou cerimônia para relembrar um herói brasileiro: o Tenente Aviador Aurélio Vieira Sampaio. O militar foi abatido pela antiaérea inimiga durante a Segunda Guerra Mundial, no céu de Rodano. A cerimônia contou com a presença da Adidância de Defesa e Aeronáutica do Brasil na Itália e foi marcada, ainda, por homenagens a outros mortos em combate.

Em homenagem ao aviador, foi celebrada uma missa na catedral da cidade e realizado um desfile cívico-militar pelas principais ruas do centro de Rodano. Participaram civis e representantes de associações de ex-combatentes com suas tradicionais bandeiras.

O Adido de Defesa e Aeronáutica do Brasil na Itália, Coronel Aviador Reginaldo Pontirolli, e a Prefeita de Rodano, Roberta Maietti, colocaram uma coroa de flores ao pé do monumento erguido em homenagem ao herói brasileiro.

Adidância de Defesa e Aeronáutica do Brasil na Itália

Em seu discurso, a Prefeita disse que a morte do Tenente Aurélio é muito significativa para a população de Rodano. "Simboliza o altruísmo do povo brasileiro, representado pelo jovem piloto militar que atravessou o Oceano Atlântico e veio lutar pela libertação de um povo que não era o seu, e doou sua vida em prol de pessoas que ele nem conhecia", disse.

O Coronel Aviador Francisco José Azevedo de Morais, aluno do Curso de Altos Estudos de Defesa na Itália, prestigiou a cerimônia juntamente com sua família. "O sacrifício do Tenente Aurélio é um legado de coragem e honra", declarou.

O Suboficial da Reserva Wagner Célio Maia programou as férias de sua família para poder prestigiar o evento em Rodano. "Participar dessa cerimônia é como voltar no tempo e reviver a saga daqueles heróis que honraram o nome do Brasil e da Força Aérea Brasileira aqui na Itália, além de prestar uma justa homenagem ao Tenente Aurélio e a todos que lutaram pelo nosso país", ressaltou.
A Adidância retribuiu as homenagens prestadas à coragem e ao sacrifício do piloto com uma placa de agradecimento.

Foto: Adidância de Defesa e Aeronáutica do Brasil na Itália

Com informações da Força Aérea Brasileira

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

registrado em:
Fim do conteúdo da página