Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > DID promove aproximação da Turquia com a Base Industrial de Defesa do Brasil
Início do conteúdo da página

DID promove aproximação da Turquia com a Base Industrial de Defesa do Brasil

Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 17h08

São José dos Campos (SP), 23/10/2019- O Diálogo da Indústria de Defesa (DID) Brasil – Turquia, realizado pelo Ministério da Defesa, com o apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), da Força Aérea Brasileira, segue até esta quarta-feira, 23, com a realização de muitos encontros entre dirigentes de empresas de defesa dos dois países.

No primeiro dia (21), o evento contou com a participação da Missão Empresarial da delegação turca, chefiada pelo vice-presidente das Indústrias de Defesa (SSB) daquele país, Serdar Demirel. O DID, que conta com a participação de 12 empresas turcas e 50 brasileiras, tem o objetivo de atrair investimentos e promover parcerias entre empresas dos dois países, no setor de economia de defesa. O evento é realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos (PqTec).

“A Turquia está tendo reuniões com várias Nações, mas esta é especial, porque vemos os dois países com tecnologias e ações complementares no setor de Defesa. Durante estes dias, as empresas farão ‘networking’ e poderão mapear oportunidades e parcerias”, disse Serdar Demirel.

A SSB é órgão subordinado diretamente ao Presidente da República da Turquia, com status equivalente ao de ministro, responsável por gerenciar todas as compras/projetos/aquisições de novas capacidades para os órgãos públicos da Turquia (Forças Armadas, Forças Policiais e Serviço de Inteligência).

Para o Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD) do Ministério da Defesa, Marcos Degaut, o momento é “extraordinário” para intensificar relações entre as indústrias do Brasil e da Turquia. “É a concretização de um trabalho de aproximação. Somos países com desafios e problemas comuns, mas precisamos nos conhecer e descobrir meios e caminhos para desenvolver projetos. ”

Durante o primeiro dia da missão, os executivos das empresas turcas fizeram exposições sobre suas tecnologias, no período da manhã. À tarde, houve rodada de negócios com os representantes das empresas brasileiras do setor de Defesa, associadas ao Cluster Aeroespacial Brasileiro, gerido pelo Parque Tecnológico.

Também no período da tarde, a comitiva governamental participou de audiência com o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, acompanhado do Secretário Degaut e do Diretor do Departamento de Promoção Comercial da SEPROD, General de Divisão, Luís Antônio Duizit Brito.

Além das reuniões B2B, a programação prevê visitas aos laboratórios do Parque Tecnológico e a 6ª RM VALE TI - Feira e Congresso de Tecnologia e Inovação realizada pelo PqTec. A agenda no Brasil segue por mais dois dias e inclui também visitas à Avibras, em Jacareí; à Embraer e à Alltec, em São José dos Campos. Na quinta-feira (24), a comitiva encerra a viagem ao Brasil com uma visita à Fiesp, em São Paulo.
Colocar quarta foto

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

registrado em:
Fim do conteúdo da página