Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > Cerimônia com imposição da Ordem do Mérito Aeronáutico celebra Dia do Aviador e da FAB
Início do conteúdo da página

Cerimônia com imposição da Ordem do Mérito Aeronáutico celebra Dia do Aviador e da FAB

Publicado: Sexta, 18 de Outubro de 2019, 18h39

Brasília (DF), 18/10/2019 – O Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB) foram comemorados em solenidade realizada, nesta sexta-feira (18), na Ala 1 (Base Aérea de Brasília). A data marca os 113 anos do primeiro voo do 14 Bis, realizado em 1906, por Alberto Santos Dumont, no Campo de Campo de Bagatelle, em Paris.

A cerimônia contou com as presenças do Presidente da República, Jair Bolsonaro, do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, e do Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Bermudez.


"Inspiração, comprometimento e atitude: eis a herança deixada pelo inventor, piloto de espírito altruísta, aos integrantes da Força Aérea Brasileira”, disse o Comandante da FAB sobre Santos Dumont.

O Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, celebrados em 23 de outubro, rememoram o primeiro voo do 14 Bis, realizado por Alberto Santos Dumont. Em 1906, no Campo de Bagatelle, centro de Paris, o 14-Bis voou e manteve-se no ar por uma distância de 60 metros, a três metros de altura e aterrissou. Foi o primeiro voo homologado de aparelho mais pesado que o ar.

Réplica do Gripen, novo caça da Força Aérea Brasileira que será usado na defesa do espaço aéreo nacional

Durante o evento, houve imposição da Ordem do Mérito Aeronáutico, considerada a mais importante condecoração da FAB. No Distrito Federal (DF), 232 pessoas foram agraciadas. Neste ano, a medalha será destinada a 530 agraciados, sendo 44 no exterior.

Ao final da solenidade, o Presidente Bolsonaro discursou ao lado de Alícia Alves Silva, 9 anos, jovem que recebeu um coração transportado por militares da FAB. “É motivo de honra e satisfação presidir um evento no qual militares e personalidades civis recebem a Ordem do Mérito Aeronáutico”, ressaltou Bolsonaro.


Em discurso, o Presidente enalteceu a dedicação das Forças Singulares ao país. “Fica muito mais fácil o trabalho do Presidente quando tem ao seu lado Forças Armadas coesas responsáveis, e com espírito patriótico”, declarou.

Ordem do Mérito Aeronáutico

A FAB concede a medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico a personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, por terem se destacado no exercício da sua profissão ou em reconhecimento aos serviços prestados ao País. A distinção é concedida em cinco graus: Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.


Chefe de Gabinete do Ministro da Defesa, o General de Divisão Edson Diehl Ripoli, foi um dos condecorados com a comenda militar. “É uma satisfação receber essa honraria que é a mais alta da Força Aérea Brasileira. Costumamos falar sobre interoperabilidade, e a ligação entre as Forças intensifica-se cada vez mais”, enfatizou o General.

General de Divisão Diehl foi um dos agraciados

Para Elaine Martins, assessora no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a homenagem representa um importante reconhecimento aos serviços prestados à nação. “A gente fica muito feliz por ter prestado um serviço à nação e ser reconhecida com tão honrosa homenagem”, disse.

Torre Remota

Na ocasião, a Aeronáutica divulgou o início das operações da primeira Torre de Controle Remota da América Latina, situada no aeródromo de Santa Cruz (RJ). Com a nova modalidade de operação, a visualização do controlador de tráfego aéreo da torre de controle convencional será substituída pela visualização em monitores que reproduzem imagens de um conjunto de câmeras posicionadas próximas da pista, proporcionando uma visão de 360° ao controlador.

Na Torre Remota será realizada a mesma atividade de controle prestada em uma torre convencional: informação de voo, prestação do serviço de alerta, autorização para pousos, decolagens e cruzamentos, orientação para o taxiamento de aeronaves, além da disponibilização de quaisquer informações necessárias à condução segura das operações aéreas, como dados meteorológicos e informações aeronáuticas.

Por Lane Barreto
Fotos: Keven Cobalchini/MD

Assessoria de Comunicação Social (Ascom) 

Ministério da Defesa 

(61) 3312-4071 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página