Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > Concluída a primeira Inspeção A/T da aeronave H225M
Início do conteúdo da página

Concluída a primeira Inspeção A/T da aeronave H225M

Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 17h12


Brasília (DF), 29/09/2019- O dia 29 de agosto de 2019 ficará marcado como a data em que foi concluída a primeira Inspeção A/T da aeronave H225M, do Centro Integrado de Manutenção, com a participação de militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro(MB) e da Força Aérea Brasileira(FAB), atividade pioneira no âmbito das Forças Armadas.

As aeronaves H225M, denominadas na FAB de H-36 CARACAL, na MB UH-15 de SUPER COUGAR e no EB de HM-4 JAGUAR, possuem configuração similar nas três Forças, viabilizando a integração da manutenção.

A idealização do Centro Integrado originou-se a partir da necessidade de reduzir os custos de manutenção, buscando otimizar o emprego de recursos financeiros, materiais e humanos, concentrando em uma única estrutura todos os meios necessários para a execução da inspeção A/T.

Até então, a inspeção A/T da aeronave H225M era realizada exclusivamente por empresa contratada. Com a internalização, pelas Forças Amadas, estima-se uma economia aproximada de R$ 2,3 milhões por inspeção. Atualmente, o Centro possui capacidade de realizar seis inspeções anuais.




O Centro Integrado está localizado na Base Aérea de São Paulo, sob a responsabilidade do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo, organização militar referência na execução de manutenções programadas desse porte e com a gestão da Gerência Logística do Projeto H-225M, da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico da Força Aérea Brasileira.




A aeronave FAB 8516, operada pelo 3º/8º Grupo de Aviação (FAB), foi a primeira a realizar a inspeção A/T no Centro e contou com o fundamental apoio dos mantenedores do GLOG (Grupo Logístico) da ALA 10.

Precursor na integração logística entre as Forças, o Centro é uma experiência de sucesso, representando uma quebra de paradigmas e reforçando a ideia de que a integração entre as Forças proporciona diversos benefícios.

Com informações e fotos do Centro Integrado de Manutenção

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

Fim do conteúdo da página