Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > Ministro conhece parque tecnológico parceiro das Forças Armadas na defesa cibernética
Início do conteúdo da página

Ministro conhece parque tecnológico parceiro das Forças Armadas na defesa cibernética

Publicado: Quinta, 22 de Agosto de 2019, 16h39


Recife (PE), 22/08/2019 - Para conhecer um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, esteve no Porto Digital, em Recife, nessa quarta-feira (21). Com excelência em produção de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o parque tecnológico é um parceiro na defesa cibernética das Forças Armadas.



“Nos jogos olímpicos de 2016, fui o coordenador geral de defesa de área e contei com os serviços deste parque, no campo da cibernética. Então, já conhecia bem e vim constatar, mas para mim foi uma surpresa ver tanta evolução nos últimos anos e o crescimento no número de empresas participantes, que transformam conhecimento em capacidades reais. Podemos avançar nesse relacionamento", destacou Fernando Azevedo.

Desde 2011, o Porto Digital é parceiro do Comando de Defesa Cibernética (Com D Ciber), do qual integram a Marinha, o Exército e a Força Aérea. Tem por objetivo planejar, orientar, coordenar e controlar as atividades operativas, doutrinárias, de desenvolvimento e de capacitação, no âmbito do Sistema Militar de Defesa Cibernética, além de assegurar o uso efetivo do espaço cibernético pelas Forças Armadas brasileiras e impedir ou dificultar sua utilização contra interesses da Defesa Nacional.

"A partir do próximo ano, começa a funcionar a Escola Nacional de Segurança Cibernética. Esperamos contar com essa participação também", apontou o ministro

Porto Digital

O Porto Digital é um parque urbano instalado no centro histórico do Bairro do Recife, que já conta com áreas de expansão para os bairros de Santo Antônio, São José e Santo Amaro, totalizando uma área de 171 hectares na capital pernambucana. A região, antes degradada e de pouca influência na economia local, vem sendo requalificada de forma acelerada em termos urbanísticos, imobiliários e de recuperação do patrimônio histórico edificado. Desde a fundação do parque tecnológico, em 2000, já foram restaurados mais de 84 mil metros quadrados de imóveis históricos.

O Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre governo, academia e empresas, conhecida como modelo "Triple Helix". Essa iniciativa propiciou o ambiente necessário para que o Porto se transformasse em um dos principais ambientes de inovação do País e fosse eleito o melhor parque tecnológico do Brasil nos anos de 2007, 2011 e 2015, pela Associação Nacional de Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC).

Por Júlia Campos

Fotos: Alexandre Manfrim/ ASCOM MD

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

Fim do conteúdo da página