Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > CCOPAB realiza Estágio de Ação contra Minas
Início do conteúdo da página

CCOPAB realiza Estágio de Ação contra Minas

Publicado: Terça, 20 de Agosto de 2019, 17h48

Rio de Janeiro, 20/08/2019 - O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sergio Vieira de Mello concluiu, em 16 de agosto, o Estágio de Ação contra Minas. O estágio teve a duração de cinco semanas, nas quais foram abordados aspectos técnicos e exercícios práticos. O objetivo da atividade foi capacitar militares brasileiros e de forças auxiliares para o desempenho de funções em missões de desminagem humanitária,  sob a égide de organismos internacionais.

Participantes do curso, que teve duração de cinco semanas

Realizado no idioma espanhol, o estágio contou com duas semanas na modalidade Ensino a Distância (EAD), seguidas de outras três semanas presenciais. Durante a fase EAD, foram abordados temas como: Promoção dos tratados de proibição de minas; Ação contra Minas e seus cinco pilares; Guia para aplicação das IMAS; detalhamento dos Padrões Internacionais de Ação contra Minas; além de uma parte voltada para o espanhol instrumental.

Nas semanas presenciais, os estagiários tiveram contato e praticaram assuntos relativos à Conceitos gerais de Ação contra Minas e seus componentes essenciais e históricos; Técnicas de Desminagem; Gestão de Treinamento; Desminagem Humanitária; Gestão de Qualidade; Acreditação de Organismos de Desminagem Humanitária (ODH); Cartografia; Monitoramento de ODH; Estudo Técnico e Não-Técnico; Assistências às vítimas; dentre outros.

Alunos colocaram em prática toda a teoria aprendida em sala de aula

Na semana de 5 a 9 de agosto, os alunos se deslocaram para o Centro de Instrução de Engenharia (CIEng), localizado na cidade de Araguari (MG). No local, considerado referência no âmbito do Exército, os alunos puderam colocar em prática toda a teoria aprendida em sala de aula.

A atividade contou, ainda, com o apoio do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais, do Centro de Instrução de Engenharia e do 2º Batalhão Ferroviário. Além dos instrutores e monitores do CCOPAB, o Estágio contou com os seguintes instrutores convidados:  Coronel Márcio Tomaz de Aquino, Coronel R1 Eduardo Moura Gomes, Major Denivaldo de Sousa Silva, Major Hilton Martins Laureano da Silva, Comandante (FN) Thiago Gonçalves Garcia, Capitão Rogério Santos Silva, e Tenente Everaldo da Silva Meira. Estes instrutores, todos experientes na área de desminagem humanitária, contribuíram para o melhor preparo dos alunos compartilhando as lições aprendidas no terreno.

Concluíram o estágio 11 militares do Exército Brasileiro e um policial militar do Distrito Federal.

 

Com informações do CCOPAB

Fotos: divulgação

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Ministério de Defesa
61 3312-4071

registrado em:
Fim do conteúdo da página