Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > Atuação em prol do setor de transportes é reconhecida com Ordem do Mérito Mauá
Início do conteúdo da página

Atuação em prol do setor de transportes é reconhecida com Ordem do Mérito Mauá

Publicado: Sexta, 16 de Agosto de 2019, 13h37

Brasília, 16/08/2019 - Em solenidade no Clube Naval de Brasília, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, recebeu, nesta quinta-feira (15), a Ordem do Mérito Mauá. A condecoração, concedida pelo Ministério da Infraestrutura, destina-se a laurear todos aqueles que, de forma determinante, tenham contribuído para o desenvolvimento e o progresso do setor de transportes.

O Ministro da Defesa recebeu a medalha na categoria "Serviços Relevantes”, em que são agraciados aqueles que trabalharam de modo superior à natural expectativa para a expansão e o aperfeiçoamento dos transportes no Brasil. Ele recebeu a medalha do Vice-Presidente, General Hamilton Mourão. A solenidade foi presidida pelo Presidente da República, que também foi agraciado.

Vice-Presidente da República condecora Ministro da Defesa

Além da categoria “Serviços Relevantes” e condecoração também recebe a classificação de “Cruz Mauá”, que reconhece quem tenha cooperado para a concretização dos objetivos previstos nos planos e programas de trabalho do setor de transporte, bem como aqueles que, pelo seu nível de conhecimento, tenham apresentado contribuição efetiva à elevação do nível de eficiência dos serviços.

Comandante do EXército, Edson Pujol, Ministro Fernando Azevedo e secretário de Governo, General Luiz Eduardo Ramos

Após a imposição das medalhas, o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, deu início à sua fala agradecendo ao anfitrião, Comandante da Marinha, Almirante Ilques Barbosa Júnior, a cessão do espaço. Ele fez um breve apanhado pelo histórico da Pasta e destacou a importância dos investimentos no segmento porque contribuem “para elevação do Produto Interno Bruto, da taxa de emprego e a arrecadação tributária”.

Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas

Em seu discurso, o Presidente da República parabenizou os homenageados e enfatizou o orgulho que sente pela equipe de trabalho que montou, nominando os presentes, inclusive o Ministro Fernando Azevedo. Ele destacou que em seu governo está incentivando uma nova categoria de servidores públicos, conhecidos como “empreendedores de Estado, que trabalham com criatividade e com alto nível de consciência voltada para as oportunidades de negócios bons para o Estado”.

No total, foram concedidas 175 medalhas, sendo 60 na categoria “Serviços Relevantes” e 115 “Cruz Mauá”. A Medalha Barão de Mauá foi instituída em 1965 pelo Decreto nº 55.475/65 e restabelecida pelo Decreto nº 3.047/99. Foi criada para homenagear personalidades nacionais e estrangeiras que contribuem para o desenvolvimento e progresso do setor de transportes e comércio exterior.

Por Margareth Lourenço

Fotos: Keven Cobalchini

registrado em:
Fim do conteúdo da página