Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > CCOPAB AUXILIA NA PREPARAÇÃO DE INSTRUTORES BRASILEIROS QUE SERVIRÃO NA MONUSCO
Início do conteúdo da página

CCOPAB AUXILIA NA PREPARAÇÃO DE INSTRUTORES BRASILEIROS QUE SERVIRÃO NA MONUSCO

Publicado: Terça, 11 de Junho de 2019, 15h00

 

Brasília, 10/06/2019 – Militares das forças armadas brasileiras, selecionados segundo os padrões de treinamento estabelecidos para os capacetes azuis da Organização das Nações Unidas – ONU, que serão empregados na República Democrática do Congo (MONUSCO), participaram, de 20 a 24 de maio último, da Instrução de Preparação para Missões de Paz (IPMP-2019/2), no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) - Centro Sergio Vieira de Mello, Rio de Janeiro (RJ).

A equipe de instrutores, especialistas em operações de combate em ambiente de selva, é composta por 13 (treze) militares, sendo 1 (um) da Marinha do Brasil, 11 (onze) do Exército Brasileiro e 1 (um) da Força Aérea Brasileira. No Congo, eles serão chefiados pelo Tenente Coronel do Exército Adelmo de Sousa Carvalho Filho.

O Jungle Warfare Training Team (JWTT) tem a característica de ser uma Equipe Móvel de Treinamento (EMT), composta de instrutores especialistas em operações na selva. Eles trabalharão no treinamento das tropas integrantes da Force Intervention Brigade, uma Brigada composta por batalhões da África do Sul, do Malauí e da Tanzânia. É a primeira vez que este tipo de treinamento será conduzido na área de missão, fato que tem destacado interesse do Departamento de Operações de Paz da ONU (DPO).

A MONUSCO foi estabelecida em agosto de 1999 como uma força de observadores pequena e desarmada para monitorar o cessar fogo assinado entre a República Democrática do Congo (RDC), um grupo rebelde e cinco estados regionais.

Na atualidade, a MONUSCO conta com 17 mil militares oriundos de diversos continentes, além de policiais, civis e agentes humanitários e é comandada pelo General Elias Rodrigues Martins Filho, do Exército Brasileiro, atual Force Commander da missão. A MONUSCO é, talvez, uma das mais complexas missões de paz lideradas pela ONU no momento.

Instrução de Preparação para Missões de Paz

A atividade de Instrução de Preparação para Missões de Paz possibilitou a abordagem sobre assuntos que devem ser de conhecimento de todos militares designados para uma operação de paz e a realização de um exercício prático após a conclusão das instruções teóricas. Durante as atividades, houve o compartilhamento de experiências com militares que recentemente retornaram da missão.

A cerimônia de encerramento do curso foi presidida pelo Coronel Marco Antônio Estevão Machado, Comandante do CCOPAB, acompanhado pelo Coronel Fábio Negrão de Souza, Chefe da Divisão de Missões de Paz do Comando de Operação Terrestres (COTER) e de instrutores nacionais e estrangeiros que participaram do treinamento. Na oportunidade, os integrantes do JWTT obtiveram os Certificados que asseguram o recebimento de todas as instruções previstas pelas Nações Unidas e requeridas para a missão.

Com informações do CCOPA e da Subchefia de Operações de Paz

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

 

Fim do conteúdo da página