Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > 40ª Reunião do Comitê de Chefes de Estado-Maior das Forças Armadas é marcada pela despedida do Almirante de Esquadra Liseo
Início do conteúdo da página

40ª Reunião do Comitê de Chefes de Estado-Maior das Forças Armadas é marcada pela despedida do Almirante de Esquadra Liseo

Publicado: Sexta, 24 de Maio de 2019, 19h12

Brasília, 24/05/2019 - Ocorreu nesta sexta-feira (24), a 40ª Reunião do Comitê de Chefes de Estado-Maior das Forças Armadas, no Ministério da Defesa. O segundo encontro do ano foi marcado pela despedida do chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Liseo Zampronio. Ele, que assumiu a função este ano, entrará para reserva na sexta-feira (31) e, em agosto, assume o cargo de Conselheiro Militar da Representação Brasileira na ONU.

O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, destacou que, apesar do pouco tempo de convívio que tiveram, o Almirante Liseo deixou a marca da amizade e confiança. "Agradeço por esse trabalho conjunto que tivemos nos últimos meses. Sempre atencioso nos assuntos que envolviam as Forças. São momentos que não podemos deixar esquecer", disse. Na ocasião, o Brigadeiro Botelho também desejou as boas-vindas ao Almirante de Esquadra Celso Luiz Nazareth, nomeado para o cargo de chefe do Estado-Maior da Armada.

"É um comitê de alto nível com assuntos de extrema relevância. Essa troca de informações onde o entendimento é o ponto principal, isso faz com que aumente a interoperabilidade entre as Forças, que os assuntos sejam otimizados e no uso das capacidades de cada uma", destacou o Almirante Liseo em sua despedida. Das mãos do Brigadeiro Botelho, o ele uma placa de agradecimento pelo serviço prestado.

Também estiveram presentes na reunião, os chefes do Estado-Maior do Exército (EME), General de Exército Walter Souza Braga Neto, e do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral, e o Chefe de Gabinete do EMCFA, Major Brigadeiro do Ar Medeiros, que também é secretário do Comitê.

Reunião

Os integrantes do Comitê de Chefes de Estado-Maior das Forças Armadas, estabelecido pela Portaria Normativa nº 22/Ministério da Defesa, de 24 de março de 2016, se reúnem a cada dois meses. Na ocasião, são tratados de temas que estão dentro das Forças Armadas e do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.

As resoluções tomadas na reunião promovem o assessoramento ao Ministro de Estado da Defesa em assuntos referentes ao emprego conjunto das Forças sob diversos aspectos como exercícios e operações, políticas e estratégias, atos internacionais, logística e mobilização, equipamentos de defesa, inteligência, apoios à Defesa Civil, ajuda humanitária, ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e outras.

Por Júlia Campos

Fotos: Alexandre Manfrim/MD

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

registrado em:
Fim do conteúdo da página