Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > Brasil e EUA discutem cooperação de defesa
Início do conteúdo da página

Brasil e EUA discutem cooperação de defesa

Publicado: Terça, 12 de Fevereiro de 2019, 08h40

Brasília, 12/02/2019 – O comandante do Comando Sul dos Estados Unidos da América (Southcom), almirante de esquadra Craig Faller, esteve no Ministério da Defesa na manhã dessa segunda-feira (11). O objetivo da visita foi promover a cooperação no âmbito da defesa entre o Brasil e os EUA, além de fortalecer os laços de amizades entre as duas nações. 

Recebido no edifício sede do Ministério da Defesa, o almirante Faller teve audiência com o comandante da Marinha do Brasil, almirante Ilques Barbosa Júnior. Na ocasião, foi apresentada a missão da Força, as operações desenvolvidas, no Brasil e no exterior, e os projetos estratégicos como o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).

Em seguida, o comandante americano esteve com o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), brigadeiro Raul Botelho, para reunião bilateral. Na oportunidade, eles abordaram possíveis tratativas entre os dois países. “É bom saber sobre todos esses assuntos. Desta forma, podemos ver o melhor jeito de fortalecer essa relação e deixa-la mais robusta. É importante trabalharmos mais próximos”, destacou o almirante Faller.

Parceria

Em palestra para os oficiais do Ministério da Defesa, com o tema “Parceria entre Brasil - EUA e Liderança Militar”, o comandante americano apresentou as linhas de ação do Southcom e o marco da estratégia, que deve estar pronto no próximo mês. Ele adiantou que vai apresentar o trabalho aos demais países parceiros e espera a avaliação brasileira sobre o tema.  “Construímos juntos quando escrevemos nossa estratégia. Tenho uma experiência profissional de 36 anos e acredito no trabalho em conjunto”, apontou.

O almirante Faller defendeu que por mais que ocorram mudanças em nível político, o importante é manter a coesão entre as lideranças. “Independentemente de alterações, que tenhamos uma base”, analisou. Também participaram da reunião o chefe de assuntos estratégicos, almirante Cláudio Portugal de Viveiros, o chefe de Logística e Mobilização, general Laerte de Souza Santos, o de chefe Operações Conjuntas, brigadeiro Carlos Baptista Junior, e o subchefe de Política e Estratégia, general Pedro Paulo de Mello Braga.

Nesta terça-feira, o comandante do Southcom segue para Rio de Janeiro onde conclui sua agenda no Brasil. Entre outras atividades, visita a Brigada Paraquedista, ao Navio Porta Helicóptero Multipropósito Atlântico e ao complexo naval de Itaguaí.

Por Júlia Campos

Fotos: Tereza Sobreira/MD

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

registrado em:
Fim do conteúdo da página