Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > III Integra Acolhidão promove inclusão de imigrantes venezuelanos por meio do futebol
Início do conteúdo da página

III Integra Acolhidão promove inclusão de imigrantes venezuelanos por meio do futebol

Publicado: Quarta, 06 de Fevereiro de 2019, 11h12
Boa Vista, 05/02/2019 - A Força-Tarefa Logística Humanitária no estado de Roraima - Operação Acolhida - promoveu no último sábado (2), a terceira edição do “Integra Acolhidão”. As três partidas amistosas de futebol ocorreram no Campo da Rodoviária Internacional de Boa Vista, e tiveram como protagonistas imigrantes venezuelanos residentes em abrigos na capital do estado.
 
Segundo o coordenador do evento, major Jorge Alexandre, a ideia principal é integrar os residentes. “Por meio do futebol estamos buscando levar qualidade de vida. O lazer e o entretenimento pelo jogo permitem, além do intercâmbio cultural, mantê-los longe da criminalidade”, afirmou.
 
Com intuito de promover a igualdade, os dois jogos na categoria infanto-juvenil contaram com equipes mistas, formadas por meninas e meninos venezuelanos. A terceira partida, na categoria adulto, foi disputado entre militares, moradores de Boa Vista e venezuelanos.
 
O venezuelano Carlos Madrid Lopes treina as crianças três vezes por semana e acredita que o futebol traz bem-estar e momentos de alegria. “Quando estão jogando esquecem um pouco das dificuldades, trabalham em equipe, exercitam a mente, o corpo e aprendem a ganhar e perder”, disse Madrid.
 
Os imigrantes que participaram do “III Integra Acolhidão” vivem nos 11 abrigos públicos de Boa Vista. O evento contou com a parceria do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), organização internacional para as Migrações (OIM), Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) e Fundo Internacional de Emergência para a Infância das Nações Unidas (Unicef).


 
Com informações da Comunicação Social da Força Tarefa Logística Humanitária - Roraima 

Fotos: Lucas Almeida
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071
registrado em:
Assunto(s): ações sociais
Fim do conteúdo da página