Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > Marinha do Brasil tem novo chefe do Estado-Maior da Armada
Início do conteúdo da página

Marinha do Brasil tem novo chefe do Estado-Maior da Armada

Publicado: Segunda, 07 de Janeiro de 2019, 13h52

Brasília, 07/01/2019 – O almirante Ilques Barbosa Junior passou o cargo da chefia do Estado-Maior da Armada da Marinha do Brasil ao almirante Liseo Zampronio em cerimônia realizada, na sexta-feira (04), no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília. O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, foi recebido com honras militares e passou em revista a tropa.

O almirante Liseo Zampronio ocupava o comando da Secretaria-Geral da Marinha desde janeiro de 2016. “Ratifico a firme posição de buscar os interesses comuns e aprimorar as atuações em conjunto tanto nas atividades operativas quantos nas administrativas”, afirmou o almirante Liseo Zampronio.

Almirante Liseo Zampronio é o novo chefe do Estado-Maior da Armada

O Estado-Maior da Armada é o órgão de direção geral da Força Naval e tem o propósito de assessorar o comandante da Marinha na direção do comando da Força e no desempenho de suas atribuições no Conselho Militar de Defesa e no Conselho de Defesa Nacional.

À frente do Estado-Maior da Armada desde setembro de 2017, o almirante Ilques deixa o posto para ser novo comandante da Marinha do Brasil. Em sua despedida, ele ressaltou a necessidade de priorizar a qualificação, a capacitação e o treinamento da tropa.

“Na era do conhecimento na qual qualificar, capacitar e adestrar sempre orientam as ordens em vigor, quero expressar minha gratidão pois os êxitos alcançados envolvem a contribuição para o aprimoramento de matrizes estratégicas relacionadas às atribuições do Estado-Maior da Armada”, disse.

1º à esq. alte Zampronio, ministro Fernando Azevedo, cmte da Marinha e alte Ilques.

O trabalho realizado pelo almirante Ilques, ao longo de um ano e quatro meses na chefia do Estado-Maior da Armada da Marinha, foi elogiado pelo comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, durante seu discurso.

O comandante da Força Naval destacou a contribuição de seu sucessor para a concretização do Complexo Naval do Itaguaí, no Rio de Janeiro, local que abrigará submarinos desenvolvidos no Brasil. Destacou ainda outras medidas estratégicas adotadas por ele em conjunto com o Ministério da Defesa, como a viabilização do emprego de aeronaves de asas rotativas do Exército e da Força Aérea, a partir de navios da Marinha, para promover maior integração entre as Forças.

Participaram também da solenidade o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, embaixadores e adidos militares de países amigos, entre outras autoridades civis e militares.

Por Lane Barreto

Fotos: Tereza Sobreira/ MD

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)

Ministério da Defesa

(61) 3312-4071

registrado em:
Fim do conteúdo da página