Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > Alistamento militar começa em 2 de janeiro
Início do conteúdo da página

Alistamento militar começa em 2 de janeiro

Publicado: Segunda, 31 de Dezembro de 2018, 12h00

Brasília, 26/12/2018 - O jovem que completa 18 anos em 2019, ou seja, nascido em 2001, deve fazer o Alistamento Militar a partir de 2 de janeiro. A inscrição, que vai até o último dia útil de junho, pode ser feita pelo site www.alistamento.eb.mil.br ou pessoalmente na Junta de Serviço Militar mais próxima da residência do solicitante.

Ao acessar o site, é preciso preencher o formulário de alistamento militar e informar o número do CPF para validação dos dados pessoais. Se o jovem não possuir CPF, deve apresentar os seguintes documentos na Junta de Serviço Militar:

- certidão de nascimento ou no caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção (prova equivalente);
- comprovante de residência ou declaração assinada; e
- documento oficial com fotografia (carteira de identidade; carteira de trabalho; carteira profissional; passaporte; carteira de identificação funcional; ou outro documento público) que permita sua identificação, caso necessário.

O alistamento é obrigatório e o descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, como não poder retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, entre outros. Além disso, a norma prevê o pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

Para mais informações, acesse: https://www.defesa.gov.br/servico-militar

registrado em:
Assunto(s): serviço militar
Fim do conteúdo da página