Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > Academia da Força Aérea forma 148 cadetes
Início do conteúdo da página

Academia da Força Aérea forma 148 cadetes

Publicado: Sexta, 07 de Dezembro de 2018, 21h58

Pirassununga (SP), 07/12/2018 – Às 10h deste 7 de dezembro, a 220 quilômetros da capital paulista, 148 jovens concretizaram um sonho acalentado há quatro anos. Cada movimento, olhar e grito de guerra demonstravam o orgulho de terem persistido até o fim. Familiares, amigos e autoridades aplaudiram e se emocionaram pela conquista e dedicação  concretizada na presença de cada um deles enfileirados e fardados.

Formaram 148 cadetes, sendo 134 homens e 14 mulheres

E foi em meio a lágrimas, que reconheciam a missão cumprida, e a abraços, que traduziam a jornada alcançada. Eles são os formandos de 2018 da Academia da Força Aérea, localizada em Pirassununga, interior de São Paulo. Os novos aspirantes integram a turma Jaguar no Ninho das Águias.

Após o período de intenso  estudo, os cadetes dos quadros de aviação, intendência e infantaria receberam o diploma de nível superior em cursos como Administração Pública, Ciências Aeronáuticas, Ciências Logística e Ciências Militares. Na solenidade, os militares devolvem o espadim, símbolo que marca a condição de cadete, e recebem a espada, que certifica o posto de aspirante a oficial da Força Aérea.

Momento em que os formandos devolvem o espadim

Os primeiros colocados de cada quadro receberam a arma das mãos do ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna. Eles também receberam o Prêmio de Honra ao Mérito do Ministério da Defesa e a medalha Eduardo Gomes. “É uma emoção muito grande, passa um filme na cabeça por todo o esforço. Todas as noites estudando, as oportunidades que tivemos juntos como turma e individualmente. Tudo foi coroado com esse momento”, comentou emocionado o primeiro colocado na aviação, Eloysio Dos Santos Silva.

Eloysio Dos Santos Silva, que recebeu a espada das mãos do ministro, segue para especialização de caça

Agora formados, os aspirantes aviadores seguirão para a Base Aérea de Natal (ALA 10), onde vão fazer as especializações para as quais foram designados, de acordo com a classificação final que obtiveram no curso. Os militares intendentes e infantes apresentam-se nas diversas unidades da Força Aérea Brasileira. 

Karoline Ribeiro é uma das 14 mulheres da turma Jaguar no Ninho das Águias. Ela, que segue para aviação de transporte, disse que receber a espada é um momento inesquecível. “Tudo que passamos na academia, não foi sofrimento e, sim, crescimento para nós. O momento da formatura é muito especial, pois deve ser a última vez estaremos juntos”, comentou. Entre os aspirantes, três são de nações amigas, como o senegalês Mouhammad Diallo. “Foram quatro anos muito difíceis, mas graças a Deus tive irmãos para me ajudar e estou feliz e agradecido por me formar”, disse.

Karoline Ribeiro com familiares e amigos após receber a espada

Ao assistir à cerimônia, Silva e Luna disse que era como voltar no tempo. “Vejo que a Força Aérea entrega para o Brasil uma equipe de jovens extremamente preparados, orgulhosos, entusiasmados e com valores capazes de contribuir com o futuro que todos nós queremos para o Brasil. Então, sinto orgulho, emoção e alegria em olhar para o futuro com muita confiança”, ressaltou.

Durante a cerimônia, a esquadrilha da fumaça 'escreveu' o nome da turma  no céu de Pirassununga

Futuro

Na solenidade, o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, foi homenageado pelo tempo que esteve à frente do comando da FAB. Na mensagem aos formandos, ele pediu que todos sejam sonhadores e persistentes como o pai da aviação.  “Estabeleço um desafio: estudem e se aperfeiçoem continuamente, liderem e assumam responsabilidades. Nossa Força Aérea e nosso país precisam de vocês unidos e capazes para, verdadeiramente, lutarem pelo Brasil”, aconselhou.

Por Júlia Campos

Fotos: Alexandre Manfrim/MD

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

registrado em:
Fim do conteúdo da página