Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > CRUZEX 2018 teve início no domingo (18) em Natal (RN)
Início do conteúdo da página

CRUZEX 2018 teve início no domingo (18) em Natal (RN)

Publicado: Segunda, 19 de Novembro de 2018, 12h04

Brasília, 19/11/2018 - A abertura do Cruzeiro do Sul ExerciseCRUZEX 2018 – foi realizada neste domingo (18), com um briefing geral e a fotografia oficial, que reuniu quase 2000 militares brasileiros e estrangeiros, além de alguns dos meios aéreos que participam do Exercício organizado pela Força Aérea Brasileira.

Participantes da CRUZEX participaram de reunião neste domingo

O Diretor do Exercício, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, ressalta que a prioridade é manter a segurança durante as operações. O oficial-general também destaca a importância do intercâmbio de conhecimentos. “Essa troca de experiências é essencial para que a Força atinja um nível de treinamento adequado. A CRUZEX também é importante pela interoperabilidade que proporciona: nesta edição, Exército e Marinha estarão participando, inclusive nas ações de guerra não convencional, que é uma das principais novidades da edição deste ano”, diz.

Diretor do Exercício deu as boas vindas aos participantes

O cenário de guerra não convencional, citado pelo Diretor, é referente a um combate das Forças Armadas contra forças insurgentes ou paramilitares e não entre dois Estados constituídos. Este é o perfil encontrado em missões de paz da ONU.

A CRUZEX é um Exercício Operacional multinacional promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2002, que visa ao treinamento conjunto de cenários de conflito, promovendo trocas de experiências entre os países participantes.

Representantes dos 13 países participaram da reunião

A edição deste ano acontece até o dia 30 de novembro, na Ala 10, em Natal (RN), e reúne 13 países, incluindo o Brasil, com cerca de 2000 militares e 100 aeronaves brasileiras e estrangeiras. Trata-se do maior treinamento conjunto e multinacional promovido pela FAB.

Saiba mais na página especial da CRUZEX 2018.


Com informações da FAB

Fotos: Sargentos Bianca Viol e Johnson Barros/CECOMSAER

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

registrado em:
Fim do conteúdo da página