Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > Exército realiza Manobra Escolar com 4 mil e 300 militares na AMAN (RJ)
Início do conteúdo da página

Exército realiza Manobra Escolar com 4 mil e 300 militares na AMAN (RJ)

Publicado: Segunda, 05 de Novembro de 2018, 08h49

Brasília, 5/11/2018 - A Manobra Escolar é um exercício militar que reunirá 4300 militares, mais de 500 veículos e cerca de 10 aeronaves, no período de 5 a 16 de novembro, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ). Organizada pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército é uma das mais importantes atividades de combate simulado do Exército Brasileiro, empregando os equipamentos e armamentos mais modernos disponíveis, além de contemplar diversos aspectos da guerra moderna, como o combate a forças irregulares e o enfrentamento em ambiente humanizado.

Participam da Manobra Escolar 2018: a Academia Militar das Agulhas Negras; Departamento de Educação e Cultura do Exército; Diretoria de Educação Superior Militar; Comando de Operações Terrestres; Centro de Comunicação Social do Exército; Escola de Inteligência Militar do Exército; 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear; Comando de Aviação do Exército; 1º Batalhão de Operações Psicológicas; Centro de Adestramento Leste; Hospital Militar de Resende; 6º Grupo de Mísseis e Foguetes; 6º Batalhão de Inteligência Militar; 1º Batalhão de Guerra Eletrônica; Centro de Instrução de Guerra Eletrônica; Instituto Militar de Engenharia; Hospital de Campanha, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; Escola de Formação Complementar do Exército; Escola de Saúde do Exército; Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos; Escola de Sargentos de Logística; Escola de Instrução Especializada; Escola de Sargentos das Armas; Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército; Centro de Instrução de Artilharia; Mísseis e Foguetes.

Ações Cívico-Sociais

Além dos exercícios militares, também serão realizadas ações cívico-sociais, nas quais o Exército tem a oportunidade de prestar diversos serviços à população local, como atendimento médico-odontológico e ambulatorial e também reforçar a integração da Força Terrestre com as comunidades.

Serão visitadas as comunidades de Nossa Senhora do Amparo, em Barra Mansa, nos dias 8 e 9 de novembro; Quatis, nos dias 10 e 11; Falcão, em Resende, no dia 11 também e Porto Real no dia 12 de novembro.

Os atendimentos ocorrerão das 8h às 12h e das 13h às 17h, nos postos de saúde de cada comunidade. Para serem atendidos, os interessados devem realizar o agendamento, no posto de saúde mais próximo da sua residência.

Serviço:


- Mobilização: 5 a 8 de novembro.
- Realização do exercício no terreno: 8 a 12 de novembro.
- Demonstração de Força (Tiro das Armas Coletivas): 13 de novembro, às 14h – Pista Andrade Neves.
- Desmobilização: 14 a 16 de novembro.

Atendimento à imprensa: Seção de Comunicação Social da Academia Militar das Agulhas Negras - (24) 3388-4575 

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

Fim do conteúdo da página