Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > Arranjo produtivo local de Defesa e Segurança recebe visita de representante do ministério
Início do conteúdo da página

Arranjo produtivo local de Defesa e Segurança recebe visita de representante do ministério

Publicado: Quarta, 10 de Outubro de 2018, 18h01

Santa Maria (RS), 05/10/2018 – Em 25 e 26 de setembro, o secretário de Produtos de Defesa Substituto, do Ministério da Defesa, almirante Marcelo Francisco Campos, participou da reunião de Governança do Arranjo Produtivo Local (APL) de Defesa e Segurança de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A cidade gaúcha é conhecida como Capital dos Blindados. Na oportunidade, o almirante conheceu o Polo de Defesa e Segurança local.

O secretário de Produtos de Defesa Substituto, almirante Marcelo Francisco Campos, esteve em Santa Maria (RS)

Acompanhado pelo assessor militar da Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa (Seprod/MD), coronel Luis Felipe Garcia Fernandes, o almirante participou da reunião a convite da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm).

A 4ª Reunião de 2018 da Governança do APL Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria foi realizada no Centro de Instrução de Blindados e também contou com a presença, dentre outros, do comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, general Giovany Carrião de Freitas, do vice-prefeito de Santa Maria, do presidente da Adesm e de representantes de universidades e de empresas de Santa Maria, Santa Rosa e Porto Alegre.

Na abertura da reunião, o Comandante da 3ª Divisão de Exército, Divisão Encouraçada, general Mauro Sinott Lopes, destacou o comprometimento das Forças Armadas, não somente com a soberania, mas também com o desenvolvimento da base econômica do País.

Ainda na reunião, foi realizada a apresentação do Polo de Defesa e Segurança pelo Gestor do APL, Diogo De Gregori, que destacou a constituição, histórico e seus componentes.

“A presença secretário de Produtos de Defesa demonstra o apoio e o entusiasmo que o Ministério da Defesa está com o nosso projeto do Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria. Foi uma oportunidade de demonstrar nossa articulação, o trabalho em conjunto entre militares e civis, visando o desenvolvimento do município a partir de ações que buscam atrair investimentos e desenvolvimento de empresas, para fomentar cada vez mais a base industrial de defesa do Brasil’, destacou o gestor do APL.

No período em que esteve na cidade, o almirante Campos aproveitou para visitar organizações militares do Exército, como o Centro de Adestramento Sul, o Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar e o Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria.

Almirante Campos e autoridades durante visita à OM

O secretário de Produtos de Defesa destacou a importância da indústria de defesa para o pronto emprego operacional, o desenvolvimento regional e a geração de tecnologias. Ele disse ter ficado “bastante impressionado com o trabalho realizado em Santa Maria”.

Forte vocação

O Arranjo Produtivo Local de Santa Maria foi constituído devido à forte vocação militar do centro do estado do Rio Grande do Sul e à necessidade de promover esse potencial para fomentar o desenvolvimento da região.

O APL reúne empresários do setor, representantes da Marinha, do Exército e da Força Aérea, assim como de instituições de ensino e pesquisa, poder público e entidades estratégicas. A intenção é articular lideranças civis e militares para atuarem em parceria no setor de defesa e segurança, além de promover o acesso a mercados para as empresas componentes do arranjo produtivo.


Com informações da Seção de Comunicação Social da 3ª Divisão de Exército

Fim do conteúdo da página