Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > Ministro dos Esportes da República do Congo visita instalações do Profesp
Início do conteúdo da página

Ministro dos Esportes da República do Congo visita instalações do Profesp

Publicado: Quinta, 23 de Agosto de 2018, 17h53

Brasília, 23/08/2018 – Iniciativa voltada a atender crianças em situação de vulnerabilidade social, o Programa Segundo Tempo - Forças no Esporte (Profesp) pode torna-se modelo para outros países.

Na quarta-feira (22), o ministro dos Esportes e da Educação Física da República do Congo, Hugues Ngouelondele, acompanhado do embaixador, Louis Sylain Gama, e de comitiva, conheceram as instalações do Profesp, na Associação de Esporte e Lazer dos Subtenentes e Sargentos do Exército (Asseb), em Brasília.

Ministro dos Esportes e da Educação Física da República do Congo, primeiro à direita, e comitiva

O ministro congolês foi recebido pelas crianças que cantaram o Hino Nacional brasileiro e o da República do Congo. Estes jovens integram o Profesp coordenado pelo Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica (Ccomgex), do Exército.

Após assistir vídeo institucional sobre o projeto, o ministro da Hugues Ngouelondele visitou as oficinas de modalidades oferecidas pelo programa. No contra turno escolar, as crianças participam de atividades como basquete, futebol, handebol, atletismo, judô e dança, além de receberem reforço escolar e aulas de inglês e espanhol.

A organização militar atende mil crianças de dez escolas da rede pública do Distrito Federal. No local, são oferecidas 15 modalidades esportivas. As atividades objetivam estimular o interesse pelo esporte, criar a consciência ambiental e oferecer noções de cidadania.

João Pedro Saraiva Silva, 8 anos, integrante do Profesp

“O Profesp é muito bom porque aqui aprendo muito sobre esportes e educação. Depois do almoço, a gente despeja os restos no lixo e coloca os pratos e os talheres nos lugares certos”, detalhou João Pedro Saraiva Silva, 8 anos.

A pequena Maria Luiza Soares, 9 anos, está há um ano no projeto. Ela conta que se sente muito acolhida pelo programa. “Aqui a gente aprende coisas novas, faz oficinas, a comida deles é uma delícia. Eles tratam a gente muito bem. Se eu pudesse eu morava aqui”, comentou.

O ministro Hugues Ngouelondele elogiou a organização do projeto e a qualidade da didática de ensino. Ele destacou a alegria das crianças e a vontade delas em querer aprender mais.

Ele revelou que pretende conversar com os ministros da Defesa e dos Esportes de seu país para implantá-la no Congo.

O chefe do Estado-Maior do Ccomgex, coronel Jorge Luís, destacou a importância de outros países conhecerem o Profesp. “É uma forma de divulgarmos as coisas boas que temos em nossa nação. Estamos mostrando como conseguimos ajudar na formação dessas crianças para que elas possam se transformar em pessoas boas para nossa sociedade”, explicou.

O Profesp oferece atividades esportivas educacionais e de lazer, no período de contra turno escolar

O Programa Forças no Esporte (Profesp) é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio das Forças Armadas, e em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Social e do Esporte, e no Rio, com a Secretaria Nacional da Juventude.

O projeto contribui para redução da evasão escolar e melhoria dos resultados educacionais, além de promover valores de ética, disciplina e da cidadania. O Profesp está presente em 97 munícipios de todas as unidades da Federação e envolve 158 organizações militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Por Lane Barreto

Fotos: Keven Cobalchini/MD
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

Fim do conteúdo da página