Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > Defesa e FAB participam de assinatura do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais
Início do conteúdo da página

Defesa e FAB participam de assinatura do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais

Publicado: Terça, 31 de Julho de 2018, 14h13

Brasília, 31/07/2018 – O ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, e o comandante da Força Aérea Brasileira, brigadeiro Nivaldo Rossato, participam, nesta quarta-feira, às 16 horas, da cerimônia de assinatura do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE).

A cerimônia será realizada no Grupamento de Apoio do Distrito Federal, e, após o evento, as autoridades concederão entrevista à imprensa.

Sobre o PESE - O Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) estabelece a estratégia de implantação de sistemas espaciais que permite o uso integrado do espaço, ou seja, civil e militar, para atender as necessidades do Estado brasileiro em prol da sociedade.

O Brasil, com suas dimensões continentais, não pode prescindir do uso do espaço para aprimoramento de seus sistemas de defesa e para benefício de sua sociedade. Incluir o País num cenário global, onde poucos detêm as capacidades gerenciais, operacionais, tecnológicas e industriais para fazer uso do espaço, requer esforço coordenado entre diversos segmentos da sociedade.

Conforme estabelece a Estratégia Nacional de Defesa (END) quando trata dos setores estratégicos do país, cabe à Força Aérea Brasileira (FAB), por delegação do Ministério da Defesa, a responsabilidade de promover uma série de medidas com o objetivo de garantir a execução desses projetos e a consequente autonomia de produção nacional.

Essa infraestrutura também poderá ser utilizada em apoio à agricultura de precisão, na prevenção de desastres ambientais, na segurança pública e em outras demandas da sociedade civil.

O PESE é gerenciado pela Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), Comissão da Força Aérea Brasileira sediada em Brasília (DF) e subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA).

Data: 1º/08/2018 (quarta-feira)
Horário: 16h
Local: Grupamento de Apoio do Distrito Federal
Endereço: SHIS QI 05 - Área Especial 12 Lago Sul - Brasília (DF).
Credenciamento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou no local
Informações: Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Defesa (61) 3312-4071; Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (61) 3966-9640.

Fim do conteúdo da página