Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa tem novo diretor
Início do conteúdo da página

Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa tem novo diretor

Publicado: Quinta, 12 de Abril de 2018, 20h23

Brasília, 12/04/2018 - A partir desta quinta-feira (12), o Departamento de Desporto Militar (DDM) passa a contar com um novo diretor. O vice-almirante (FN) Paulo Martino Zuccaro transmitiu o cargo ao general de divisão Jorge Antonio Smicelato, em cerimônia presidida pelo secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, tenente brigadeiro do ar, Ricardo Machado Vieira, no salão de honra do Ministério da Defesa (MD). O evento contou com a presença do ministro da Defesa interino general Joaquim Silva e Luna.

Em discurso, Zuccaro agradeceu pelas contribuições ao longo da sua gestão: “Não me cabe enunciar conquistas, principalmente porque se estes foram alcançados não se deveram a mim, mas ao conjunto de pessoas e instituições que muito fizeram pelo desporto militar em um grande arranjo institucional no qual fui apenas mais uma engrenagem”, ressaltou. Ele agradeceu ainda a presença dos atletas do Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR), bem como das crianças do Programa Forças no Esporte (PROFESP). Oficiais generais, oficiais superiores e civis também compareceram à solenidade.

Antes de assumir a direção do Departamento da SEPESD, o general de divisão Jorge Antonio Smicelato foi adido de Defesa e do Exército, no Reino da Espanha, e observador militar das Nações Unidas (ONU), na Guatemala. Ele também comandou o 20º Regimento de Cavalaria Blindado, em Campo Grande (MS), e foi instrutor da Escola de Comando de Estado-Maior do Exército.

Na cerimônia, o tenente brigadeiro do ar, Ricardo Machado Vieira, exaltou a importância do esporte e da preparação física para a carreira militar e reconheceu as ações do antigo diretor, Jorge Antônio Smicelato, em programas de desporto das Forças Armadas. “Os excelentes resultados alcançados nos esportes de alto rendimento e na inclusão social com o programa Forças no Esporte, seguramente tiveram muito do empenho dedicação e perseverança, na busca permanente de apoio de entidades públicas e privadas, por parte do almirante Zuccaro”, apontou.

Segundo Machado, o desporto militar enaltece as qualidades físicas e morais do ser humano em uma disputa pela excelência, por isso a importância do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa e das comissões desportivas das Forças Armadas.

Por Mariana Areias

Fotos: Tereza Sobreira/MD e Keven Cobalchini/MD

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071

registrado em:
Assunto(s): DDM , desporto militar , PROFESP , PAAR , SEPESD , ONU
Fim do conteúdo da página