Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > Posto Oceânico da Ilha da Trindade será chefiado pela primeira vez por uma mulher
Início do conteúdo da página

Posto Oceânico da Ilha da Trindade será chefiado pela primeira vez por uma mulher

Publicado: Quinta, 05 de Abril de 2018, 12h11

A Capitão de Corveta Rosângela dos Santos Farias, 47 anos, será a primeira mulher a assumir a chefia do destacamento do Posto Oceânico da Ilha da Trindade (POIT). Durante quatro meses, de abril a julho de 2018, a pedagoga pertencente ao Quadro Técnico da Marinha do Brasil, terá o desafio de comandar aproximadamente 30 militares que atuam no local e executar atividades rotineiras como a administração da própria Ilha e apoio às pesquisas desenvolvidas no POIT.

Para a Oficial, a oportunidade de desempenhar essa função até então ocupada somente por homens, só reafirma o compromisso da Instituição com a igualdade de gênero e a valorização pela meritocracia. “Primeiramente, sinto muito orgulho por fazer parte da Marinha. Nós somos a primeira força a promover uma mulher ao posto de oficial general. Ela é pioneira ao oferecer esses espaços para nós. Estou muito grata pela oportunidade”, declarou.

Em 17 anos na Marinha, esta será a primeira vez que a Capitão de Corveta Rosângela ficará tanto tempo longe de seus familiares. Segundo ela, o desejo tão almejado desde que entrou na Força veio na hora certa. “Minha família está me dando total apoio. Não é de hoje que sonho em ir para a Ilha da Trindade. Será um grande desafio, e espero fazer jus a essa função que a Marinha me confiou”, conclui.

O POIT é um destacamento isolado da Marinha do Brasil, sob a jurisdição do Comando do 1° Distrito Naval (Com1ºDN). Entre as atribuições do destacamento estão: realizar observações meteorológicas, maregráficas, e outras atividades de natureza técnica, segundo as normas e instruções emitidas pela Diretoria de Hidrografia e Navegação; executar ação de vigilância, no que diz respeito ao movimento de navios e aeronaves nas proximidades da Ilha; cooperar no acompanhamento do tráfego marítimo; preservar as características ecológicas da Ilha e do ambiente marinho circulante, contribuindo para a proteção do meio ambiente e combate à poluição em qualquer de suas formas; e servir de base de apoio a grupos que realizem na área atividades autorizadas ou determinadas pelo Comandante do 1° Distrito Naval.

A Ilha da Trindade localiza-se na extremidade oriental da cadeia de montanhas submarinas Vitória-Trindade e possui uma extensão de 9,2 Km2, fortemente acidentada, com elevações que atingem até 600m. Surgiu a três milhões de anos de uma zona de fraturas que se estende desde a plataforma continental brasileira e concentra um grande número de aves marinhas, caranguejos e tartarugas.

Com informações do Comando do 1º Distrito Naval


Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 33124071

registrado em:
Assunto(s): POIT , Marinha do Brasil
Fim do conteúdo da página