Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > Inscrições abertas para o XV Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas para o XV Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional

Publicado: Quarta, 14 de Março de 2018, 12h44


Brasília, 14/3/2018 –
Os interessados em participar do XV Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN) já podem se inscrever. Cada Instituição de Ensino Superior (IES) deverá encaminhar, por equipe, um artigo científico sobre temas relacionados à Segurança nacional, internacional ou à Defesa brasileira. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até o dia 4 de maio, com o envio de toda a documentação descrita no edital do CADN. A seleção das equipes ocorrerá com base nos graus obtidos pelos artigos.

Coordenado pela Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD) do Ministério da Defesa (MD), o evento segue as orientações da Política e da Estratégia Nacionais de Defesa e tem como principais objetivos promover a interação entre cadetes das escolas militares das Forças Armadas e alunos de Instituições de Ensino Superior (IES) civis das cinco regiões do País; e despertar nos congressistas civis o interesse por temas relacionados à segurança e à defesa, estimulando-os a refletirem sobre essas questões e, assim, contribuir para a consolidação de uma cultura de defesa no Brasil.

Neste ano, o CADN será realizado nas dependências da Academia da Força Aérea (AFA), na cidade de Pirassununga/SP, no período de 27 a 31 de agosto. São 260 vagas, sendo que a participação de cada IES civil ocorrerá mediante a formação de uma equipe constituída por um professor responsável e, obrigatoriamente, cinco alunos, sendo possível, também, a participação de alunos ouvintes. As escolas militares participarão com duas equipes.

Ao longo de toda a semana, no período da manhã, serão realizados painéis com exposições de especialistas indicados pelo Ministério da Defesa. No turno vespertino, os congressistas se reunirão em grupos de estudo para debaterem os temas dos artigos científicos e dos painéis apresentados no período matutino.
Informações complementares sobre o CADN podem ser obtidas com a Divisão de Cooperação (DICOOP), pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e telefones: (61) 2023-5297/5262/5808/5284.

Acesse o site do Ministério da Defesa e confira o edital do XV CADN.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071

registrado em:
Assunto(s): CADN , SEPESD , IES , Ministério da Defesa , AFA
Fim do conteúdo da página