Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > Defesa condecora civis e militares com a Medalha Mérito Desportivo Militar
Início do conteúdo da página

Defesa condecora civis e militares com a Medalha Mérito Desportivo Militar

Publicado: Sexta, 02 de Março de 2018, 18h03

Rio de Janeiro, 02/03/2018 - O Ministério da Defesa agraciou nesta sexta-feira (02), no Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, na Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro, 157 personalidades, entre civis e militares, com a Medalha Mérito Desportivo Militar. A Academia de Futebol Pérolas Negras, que possui instalações no Haiti e no Brasil, também foi homenageada com a medalha.

Ministro Silva e Luna discursa durante o evento
Ministro Silva e Luna discursa durante o evento

O ministro interino da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, presidiu a cerimônia e destacou o poder da transformação por meio do desporto: "A medalha Mérito Desportivo Militar é um símbolo que nos faz refletir sobre as nossas conquistas atléticas e também mostra como o desporto pode transformar vidas, elevando pessoas de condições humildes a verdadeiros exemplos, inspirando jovens de todo o nosso o País."

Silva e Luna também ressaltou o trabalho incansável dos profissionais das escolas militares. "É motivo de orgulho o trabalho, especialmente, na organização de tradicionais eventos tais como a NAVAMAER, a NAE, a MAREXAER, os Jogos da Amizade e as Olimpíadas das Escolas de Aprendizes Marinheiros, onde se revelam grandes atletas", acrescentou o ministro.

Envergando uniformes históricos, originários da Brigada Real da Marinha de Portugal, fuzileiros navais da Marinha do Brasil entraram no pátio do Comando carregando as bandejas com as medalhas. Em 1808, a Brigada Real da Marinha desembarcou no Rio de Janeiro acompanhando a família real portuguesa em sua transmigração para o Brasil. O Corpo de Fuzileiros preserva o uniforme como manifestação cultural. 

Fuzileiros Navais do Brasil participaram da cerimônia
Fuzileiros Navais do Brasil participaram da cerimônia

Ainda em seu discurso, o ministro da Defesa ressaltou o Programa Forças no Esporte, que beneficia cerca de 24 mil crianças em situação de vulnerabilidade em todo o País, reinicia este mês suas atividades anuais esportivas, culturais e de reforço escolar.

O Programa de Atletas Militares de Alto Rendimento, cujo os integrantes alcançaram 13 das 19 medalhas conquistadas pelo Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, também foi lembrado por Silva e Luna. "Precisamos estar focados na preparação do Brasil para os 7º Jogos Mundiais Militares, que acontecerá na China, em 2019, e nos Jogos Olímpico de Tóquio, em 2020."

Ao final, o ministro Silva e Luna fez questão de cumprimentar e conversar com as crianças do Profesp, que participaram da solenidade.

Estiveram presentes no evento o comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira; a deputada e presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Bruna Furlan; o chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Ilques Barbosa Júnior; o comandante-geral do Pessoal da Aeronáutica, brigadeiro Antônio Carlos Moretti Bermudez; o chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, general Mauro Cesar Lourena Cid; o comandante-geral do Corpo de Fuzileiros Navais, almirante Alexandre José Barreto de Mattos; secretários do Ministério da Defesa; oficiais generais da Marinha, Exército e Aeronáutica; oficiais generais membros do Almirantado, do Alto Comando do Exército, do Alto Comando da Aeronáutica; e familiares dos agraciados.

Medalha Mérito Desportivo Militar

Medalha do Mérito Desportivo
Medalha do Mérito Desportivo

Criada pelo Decreto nº 5.958, de novembro de 2006, a Medalha destina-se a agraciar os civis e militares brasileiros e estrangeiros, organizações militares e instituições civis nacionais e estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços ao desporto militar do País ou apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais.

Por Alexandre Gonzaga

Assessoria de Comunicação
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

Fim do conteúdo da página