Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > 17/07/2010 - AERONÁUTICA - Militares celebram memória do Patrono da Aeronáutica
Início do conteúdo da página

17/07/2010 - AERONÁUTICA - Militares celebram memória do Patrono da Aeronáutica

Publicado: Sábado, 17 de Julho de 2010, 19h22

Militares celebram memória do Patrono da Aeronáutica

Brasília, 17/07/2010 -
Em comemoração aos 137 anos de nascimento do Marechal-do-ar Alberto Santos Dumont, todas as organizações militares do Comando da Aeronáutica realizaram hoje (16/7) a solenidade de entrega de medalhas “Mérito Santos-Dumont”. No Distrito Federal, a cerimônia na Base Aérea de Brasília agraciou 240 pessoas, entre civis e militares. O evento contou com as presenças do Ministro de Estado da Defesa, Nelson Jobim, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito. Assista aqui a matéria

“A vida de Santos-Dumont foi moldada por intensa busca pelo conhecimento. Desde cedo, empenhou-se nas pesquisas aeronáuticas, criou tecnologias e utilizou materiais, sobrepujando todo o esforço exigido no desenvolvimento dos balões esféricos, dos dirigíveis e, finalmente, o mais-pesado-que-o-ar”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro Saito em sua mensagem. “Assim, cultuar sua memória e enaltecer a grandeza de seu legado é dever de cada um de nós. Celebrar suas realizações significa manter acesa a chama dos valores de coragem, determinação e perseverança, características marcantes do patrono da aeronáutica brasileira”, complementou o Comandante da Aeronáutica.

A Medalha “Mérito Santos-Dumont” foi criada em 1956 nas comemorações do cinqüentenário do primeiro vôo do 14 Bis. A condecoração é concedida a cidadãos brasileiros ou estrangeiros que tenham prestado serviços notáveis à Aeronáutica brasileira. Também é fornecida a militares da Força Aérea Brasileira que tenham se destacado no exercício da profissão e a militares das Forças Armadas nacionais ou estrangeiras que tenham se tornado credores de homenagem especial.

Há 14 anos na Força Aérea Brasileira (FAB), a Capitão-Intendente Alessandra Maruyama Sinzato foi uma das agraciadas. “Sinto-me muito honrada por ter sido indicada a receber essa condecoração. Essa medalha representa uma grande conquista profissional”, salientou a oficial.

O Suboficial Jair Furtado Santos, com 23 anos de serviços prestados à Aeronáutica, também não escondia a satisfação por ter recebido a condecoração. “Foram longos anos de trabalhos árduos na Força Aérea, mas de intensa gratificação. O fato de hoje receber essa medalha me fez sentir ainda mais realizado profissionalmente”, ressaltou o Suboficial.

Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

registrado em:
Fim do conteúdo da página