Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > 51ª Navamaer tem a participação de 600 cadetes e aspirantes das Forças Armadas
Início do conteúdo da página

51ª Navamaer tem a participação de 600 cadetes e aspirantes das Forças Armadas

Publicado: Segunda, 24 de Julho de 2017, 16h47


Brasília, 24/7/2017 - Cerca de 600 cadetes e aspirantes das escolas de formação de oficiais das Forças Armadas do Brasil - Escola Naval (EN), Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e Academia da Força Aérea (AFA) - participam, até a próxima sexta-feira (28), da 51ª Navamaer, competição militar esportiva que contribui para a formação dos futuros oficiais. Neste ano, o evento acontece na Escola Naval, no Rio de Janeiro (RJ).

Fotos: Divulgação MB
O evento acontece na Escola Naval, no Rio de Janeiro (RJ)
O evento acontece na Escola Naval, no Rio de Janeiro (RJ)

Organizada pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) e pela Escola Naval, a 51ª Navamaer conta com 13 modalidades: Atletismo, Basquete, Esgrima, Futebol, Judô, Natação, Polo Aquático, Tiro Esportivo Arma Longa e Arma Curta, Vôlei, Orientação, Pentatlo Militar e Triatlo. O evento ocorre anualmente e as três escolas se revezam como organização sede.

O objetivo é levar os cadetes e aspirantes a competir por metas, por meio da superação de limites e desafios, aumentando os níveis de coragem e autoestima, características fundamentais do bom combatente.

Além disso, os futuros oficiais desenvolvem e aperfeiçoam seus conhecimentos sobre culturas e métodos da Marinha, Exército e Aeronáutica, enriquecendo e expandindo suas visões e promovendo a integração entre as Forças.

O aspirante, Allan Leite, da EN logrou o recorde de 15,44 metros no arremesso de peso
O aspirante, Allan Leite, da EN logrou o recorde de 15,44 metros no arremesso de peso

Abertura

A abertura da competição foi realizada na última sexta-feira (21). Na solenidade, ocorreu o acendimento da pira olímpica, o juramento dos atletas e uma homenagem ao capitão-de-fragata reformado, Zaven Boghossian, atleta de natação que conquistou diversos títulos nacionais e internacionais e, hoje, aos 90 anos, se prepara para competir o Mundial de Natação Master, em Budapeste, que será disputado em agosto.

A abertura da competição contou com a participação de várias autoridades
A abertura da competição contou com a participação de várias autoridades

Participaram da abertura da Navamaer 2017: o comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira; o secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, do Ministério da Defesa (MD), brigadeiro Ricardo Machado Vieira; e o chefe do Departamento de Desporto Militar (DDM), do MD, almirante Paulo Martino Zuccaro; entre outras autoridades.

Irmãs do esporte

Nesta edição da Navamaer, a cadete Pamella Silva de Oliveira, da AFA, conquistou o segundo lugar na modalidade de 1500 metros no atletismo raso e contou com a torcida e apoio de sua irmã Isabella Silva de Oliveira, que integra a primeira turma de mulheres da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).

Isabella também pratica o atletismo há algum tempo e já conquistou o primeiro e segundo lugares nas modalidades de 100 e 1500 metros rasos, respectivamente, em Olimpíada realizada no âmbito da EsPCEx.

As irmãs Pamella e Isabella praticam atletismo
As irmãs Pamella e Isabella praticam atletismo


Em 2018, as irmãs irão competir entre si. Pamella, pela AFA e Isabella, pela AMAN. As duas comentaram que, apesar de competirem entre Forças diferentes, na próxima Navamaer torcerão uma pela outra.

Os resultados e o calendário da Navamaer podem ser obtidos por meio do aplicativo Navamaer 2017. Acesse o site http://navamaer2017.webnode.com/ e saiba mais sobre a competição.

Com informações do Departamento de Desporto Militar/MD

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071

registrado em:
Assunto(s): esporte militar , DDM , CDMB
Fim do conteúdo da página