Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > Forças Armadas concluem Operação Potiguar II na região metropolitana de Natal (RN)
Início do conteúdo da página

Forças Armadas concluem Operação Potiguar II na região metropolitana de Natal (RN)

Publicado: Segunda, 06 de Fevereiro de 2017, 16h16

Natal, 06/02/2017 – Após 16 dias de operação na região metropolitana de Natal, as Forças Armadas concluíram as atividades de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Rio Grande do Norte. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse que sempre que forem desafiadas pela criminalidade as Forças Armadas darão resposta imediata. “Consideramos nossa missão cumprida aqui em Natal. A nossa resposta sempre será essa. Quando a criminalidade desafiar-nos vamos estar sempre presente”, declarou o ministro.

Raul Jungmann veio a Natal para conhecer os resultados finais da operação Potiguar II. Em duas semanas, 1.887 militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica foram empregados em mais de 3,8 mil ações nas principais cidades do Rio Grande do Norte.

Fotos: Divulgação MD
Durante a visita à Brigada de Natal, Jungmann esteve em reunião com o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria
Durante a visita à Brigada de Natal, Jungmann esteve em reunião com o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria

Segundo o ministro, a presença das Forças Armadas deu mais tranquilidade à população e permitiu que as policiais estaduais atuassem em outras frentes. Para executar as atividades operacionais, o ministério recebeu autorização do  presidente Michel Temer. Deste modo, as tropas começaram a ser deslocadas para Natal já no dia 20 de janeiro.

O comandante da operação, general Jayme Octavio de Queiroz contou que em menos de 72 horas todo o efetivo estava na região da capital. Tropas foram deslocadas do Ceará, Piauí, Paraíba e Pernambuco. “Trabalhamos de forma constante, de modo a permitir uma perfeita integração com as organizações de segurança pública do estado”, disse o general.

Potiguar II

O ministro Jungmann chegou na Base Aérea de Natal na manhã desta segunda-feira (06). De lá, seguiu para a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada junto com o comandante Militar do Nordeste (CMNE), general Artur Costa Moura; o comandante do 3º Distrito Naval (DN), almirante Renato Rodrigues de Aguiar Freire; e o comandante da Ala 10 da Força Aérea Brasileira, localizada na capital potiguar, brigadeiro Pedro Luiz Farcic.

Na primeira etapa da visita, Jungmann esteve em reunião com o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria. No encontro, o governador entregou ao ministro uma lista de presídios nos quais pretende que as Forças Armadas procedam vistorias.

Depois, todos seguiram para o Centro de Operações da Brigada onde transcorreu a apresentação do balanço das atividades por parte do general Jayme. Essas atividades foram concluídas à meia noite de sábado (04). Ontem, cerca 1,2 mil militares retornaram às suas regiões de origem.

O governador potiguar agradeceu o empenho do ministro na mobilização das Forças Armadas. Segundo Robinson Faria, “o presidente Temer e o senhor (Raul Jungmann) estiveram conosco desde o primeiro momento permitindo a atuação das Forças Armadas”. Segundo ele, “o país hoje é desafiado pelas diversas facções e nós não vamos temer a estas ameaças”, afirmou.

Após a apresentação do balanço, Jungmann seguiu para Vitória (ES), onde acompanhará a mobilização das Forças Armadas para atuação no Espírito Santo.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Defesa
61 3312-4071

registrado em:
Fim do conteúdo da página