Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > Almirante Garnier assume comando do 2º Distrito Naval, em Salvador (BA)
Início do conteúdo da página

Almirante Garnier assume comando do 2º Distrito Naval, em Salvador (BA)

Publicado: Segunda, 09 de Janeiro de 2017, 16h16


Salvador (BA), 09/01/2017 – Ex-assessor militar do Ministério da Defesa, o almirante Almir Garnier dos Santos assumiu nesta segunda-feira (09) o comando do 2º Distrito Naval, que abrange os estados da Bahia, Sergipe e parte de Minas Gerais. Numa demonstração de prestígio, a cerimônia de transmissão de cargo reuniu no pátio da organização militar o ministro da Defesa, Raul Jungmann, os ex-ministros Jaques Wagner e Aldo Rebelo; o comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira; o governador da Bahia, Rui Costa, e o prefeito da capital baiana, ACM Neto.

“Confio em vocês e peço que confiem em mim”, disse o almirante Garnier aos seus comandados.

Foto: tenente Brito/ 2° Distrito Naval

Garnier contou sobre sua origem humilde, nascido num bairro do subúrbio do Rio de Janeiro, e que ainda jovem abraçou a carreira militar. Na sua narrativa, destacou também a importância da organização militar que irá comandar, composta de cerca de 3,5 mil homens e mulheres. Emocionado, o almirante agradeceu à família e os militares que com ele conviveram nesta trajetória até aportar em Salvador.

Transmissão de cargo

Almirante Garnier assumiu o cargo em substituição ao almirante Cláudio Portugal de Viveiros. A cerimônia teve início com o canto do Hino Nacional. Em seguida, procedeu-se a leitura do ato de exoneração do almirante Viveiros e da nomeação do almirante Garnier pelo presidente Michel Temer.

Seguiu-se a leitura da ordem de serviço de passagem de cargo com os agradecimentos por parte do almirante Viveiros que fez uma narrativa do período em que esteve à frente do Distrito Naval. Ele recordou o empenho dos seus subordinados durante os Jogos Olímpicos 2016. Salvador sediou algumas partidas de futebol.

Coube ao comandante de Operações Navais, almirante Sérgio Roberto Fernandes dos Santos, proceder o ato de transmissão de cargo e, em discurso, destacou a importância do 2º DN para o país. Após esta etapa da cerimônia ocorreu a substituição das bandeiras dos comandantes e a salva de 15 tiros.

O evento foi encerrado com o desfile das tropas ao novo comandante do Distrito Naval. Participaram da cerimônia o comandante da 6ª Região Militar, general Juarez Alves Pereira Junior; o comandante do 2ª COMAR, brigadeiro Luiz Fernando de Aguiar; o ministro do Superior Tribunal Militar (STM) almirante Álvaro Luiz Pinto, e o diretor do Instituto Brasileiro de Estudos de Defesa Pandiá Calógeras, Demétrio Carneiro, além de secretários estaduais e municipais, autoridades civis e religiosas.

Clique aqui e confira o discurso do almirante Almir Garnier dos Santos

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071

registrado em:
Fim do conteúdo da página