Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > Ministro da Defesa recebe comenda da Somaero durante comemoração dos 75 anos da FAB
Início do conteúdo da página

Ministro da Defesa recebe comenda da Somaero durante comemoração dos 75 anos da FAB

Publicado: Quinta, 21 de Janeiro de 2016, 09h35

São Paulo, 21/1/2016 - O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, participou, nessa quarta-feira (20), do jantar “Jubileu de Diamante”, em São Paulo, realizado em homenagem aos 75 anos da Força Aérea Brasileira (FAB). Na ocasião, foi condecorado com a comenda Ordem do Mérito Somaero, no grau Grande Oficial. O evento foi promovido pela Somaero (Sociedade dos Melhores Amigos da Aeronáutica em São Paulo). Estavam presentes o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, e o chefe do IV COMAR, brigadeiro Damasceno.

Fotos: Gilbeto Alves/MD

“Procurarei carregar esta honraria com a responsabilidade não apenas de ministro da Defesa, mas de um brasileiro que ama e tem orgulho de seu País”, disse o ministro ao receber a comenda das mãos do presidente da Somaero, Reinaldo Papaiordanou.

Rebelo ressaltou a história da FAB: “Os 75 anos da Força Aérea Brasileira constituem um momento significativo para a construção do nosso País”, disse, fazendo menção à 2ª Guerra Mundial. “Os campos de batalha do nosso planeta e, principalmente da Europa, decidiram pela liberdade e pela democracia”, disse. Segundo o ministro, a FAB “recebeu o seu batismo exatamente nos céus da Europa, oferecendo o sangue e a vida de jovens brasileiros” para que a humanidade pudesse viver sob o signo da independência das nações, da liberdade e da democracia.

O ministro também mencionou outras iniciativas da FAB, como a criação do Correio Aéreo Nacional, que tinha o objetivo de superar as grandes distâncias do País, suas desigualdades e deficiências de infraestrutura; e do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). “Trata-se de uma instituição que tem essa dupla missão de defender a pátria e, ao mesmo tempo, de construir o Brasil, socialmente, com a tarefa humanitária; cientificamente e tecnologicamente, com suas instituições como o ITA e o DCTA; e materialmente, como foi o caso do surgimento da Embraer”.

Somaero

A Sociedade dos Melhores Amigos da Aeronáutica em São Paulo, idealizada pelo brigadeiro Damasceno, é uma instituição de personalidade jurídica de direito privado, sem finalidade econômica ou atividade política. Tem o objetivo, entre outros, de congregar personalidades e instituições que tenham relação coma FAB em São Paulo, para apoiar o desenvolvimento desta instituição; e de promover comemorações de eventos históricos e cívicos, relacionados com aviação. 

 

Assessoria de Comunicação
Ministério da Defesa
61 3312-4071

Fim do conteúdo da página