Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > EMCFA realiza seminários sobre cartografia e meteorologia militar
Início do conteúdo da página

EMCFA realiza seminários sobre cartografia e meteorologia militar

Publicado: Sexta, 11 de Dezembro de 2015, 16h26

Brasília, 11/12/2015 - Com objetivo discutir temas relacionados a elaboração da Doutrina para Emprego da Meteorologia Militar em Operações Conjuntas, a Chefia de Logística (CHELOG) do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) realizou nos dias 7 e 8 deste mês, no Centro de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica (CEMCOHA), em Salvador (BA), o III Seminário da Comissão de Meteorologia Militar (III COMETMIL) e o IV Seminário da Comissão de Cartografia Militar (IV COMCARMIL).

Foto: Divulgação MD
As palestras abordaram temas relacionados à geoinformação, cartografia e meteorologia
As palestras abordaram temas relacionados à geoinformação, cartografia e meteorologia

A doutrina trata da instituição da Infraestrutura de Dados Espaciais de Defesa (IDE-Defesa) e do Projeto Geoinformação de Defesa. Os trabalhos foram presididos pelo subchefe de Integração Logística do EMCFA, contra-almirante Alexandre Augusto Amaral Dias da Cruz.

Foto: Divulgação MD
Apresentadas por representantes do Ministério da Defesa e pelas Forças Armadas, as palestras abordaram temas relacionados à geoinformação, cartografia e meteorologia. O evento contou, ainda, com palestras ministradas por representantes da Agência Nacional de Informação Geoespacial (NGA), da Internacional Space Environment Server (ISES) dos EUA e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Na ocasião, o vice-presidente da ISES, Clézio Marcos de Nardin, apresentou análises do programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (EMBRACE) com impactos no clima global, no sistema GPS e interferência nas comunicações por ocasião das operações militares.

Participaram dos eventos integrantes do EMCFA, representantes do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), dos Estados-Maiores das Forças Armadas, de órgão técnicos das Forças Singulares, do Serviço Geográfico do Exército, do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), do Segundo Distrito Naval e da Sexta Região Militar.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071

Fim do conteúdo da página