Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > Militares DBQRN ajudam governo paraguaio na visita do papa Francisco
Início do conteúdo da página

Militares DBQRN ajudam governo paraguaio na visita do papa Francisco

Publicado: Quinta, 16 de Julho de 2015, 18h12

Brasília, 16/7/2015 – O 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º DQBRN), do Exército Brasileiro, sediado no bairro de Realengo no Rio de Janeiro, participou das ações de segurança empenhadas durante a visita do Papa Francisco ao Paraguai. A cerimônia de despedida aconteceu nesta terça-feira (14), na sede da Força Aérea da nação sul-americana.

Foto: Ministério da Defesa do Paraguai
Ministro da Defesa do Paraguai agradeceu o apoio dos brasileiros nas ações DQBRN durante visita do Papa
Ministro da Defesa do Paraguai agradeceu o apoio dos brasileiros nas ações DQBRN durante visita do Papa

Ao longo da passagem do pontífice pelo país, entre os dias 10 e 12 de julho, os militares brasileiros trabalharam em conjunto com a equipe da Comissão Nacional de Prevenção e Respostas a Emergências Biológicas (Conapreb) – instituição ligada ao Ministério da Defesa do Paraguai. A atividade representou um marco na cooperação histórica entre os dois países, no combate a possíveis ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares.

Ações de DQBRN estão inseridas nos eixos de atuação das Forças Armadas do Brasil em grandes eventos internacionais. Os profissionais dessa área acumulam experiências obtidas na Jornada Mundial da Juventude e visita do Papa Francisco ao Rio de Janeiro, em 2013, bem como na Copa das Confederações, no mesmo ano, e na Copa do Mundo, em 2014. Também serão empenhados nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Já a Conapreb tem como missão adotar medidas para prevenir e dar respostas adequadas a emergências originadas por agentes DQBRN, acidentais ou provocadas, colaborando para a segurança da população e do ambiente. É uma organização formada por funcionários governamentais e da iniciativa privada, especializados na coordenação e articulação de capacidades e esforços setoriais sobre o assunto.

No embarque dos brasileiros, o ministro da Defesa do Paraguai, general (reserva) Bernardino Soto Estigarribia, agradeceu o apoio prestado ao seu país. Também estiveram presentes o vice-ministro das Forças Armadas, almirante (reserva), Rubén Carmelo Valdéz; o secretário-permanente da Conapreb, César da Rosa López; o adido de Defesa e do Exército Brasileiro no Paraguai, coronel Carlos Fecury Sydriao, entre outras autoridades.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071

registrado em:
Fim do conteúdo da página