Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > Defesa coordena revisão do Manual do Batalhão de Infantaria das Nações Unidas
Início do conteúdo da página

Defesa coordena revisão do Manual do Batalhão de Infantaria das Nações Unidas

Publicado: Segunda, 05 de Novembro de 2018, 17h06

Salvador, 5/11/2018 – Foi realizada, na manhã desta segunda-feira (5), nas instalações do Centro Militar de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica (Cemcoha), em Salvador-BA, a abertura da 4ª Reunião do Grupo de Trabalho destinado a revisar o Manual do Batalhão de Infantaria das Nações Unidas(UNIBAM).

Abertura da 4ª Reunião do Grupo de Trabalho que revisará o Manual do Batalhão de Infantaria das Nações Unidas (UNIBAM)

O evento foi presidido pelo vice-chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa (MD), general José Eduardo Pereira, e contou com a presença do comandante da 6ª Região Militar (6ª RM), general Marcos André da Silva Alvin; do chefe de Políticas e Doutrina do Escritório de Assuntos Militares/ DPKO (ONU), coronel Ulisses Gomes; do comandante da Base Aérea de Salvador (BASV), coronel Aviador José Henrique Kaipper; do capitão de Mar e Guerra (FN) Marcelo Vidal, representando o Comando do 2º Distrito Naval (Com2°DN); e de representantes de Bangladesh, Camboja, Estados Unidos da América, Finlândia, Holanda, Marrocos, Nigéria, e Paquistão. Além do Brasil, que é o anfitrião desta edição da revisão.

Na abertura do evento, o general José Eduardo, em seu discurso, deu as boas-vindas a todos os participantes e disse que foi uma honra estar na abertura da última fase das atividades do Grupo de Trabalho (GT). Destacou que muitos viajaram longas distâncias para participar e que isso reflete o compromisso dos seus países ao importante trabalho de revisão do manual de uma “tropa que constitui a espinha dorsal das operações de manutenção da paz”, conforme declarado pelo Sr. BAN Ki-moon, ex-Secretário Geral das Nações Unidas.

“Esta nova edição do Manual do Batalhão de Infantaria das Nações Unidas (UNIBAM) tem importância crucial para atender a recomendação do Painel Independente de Alto Nível sobre Operações de Paz, o Cruz Report e a atual Ação pela Paz (A4P)”, ressaltou o general.

Comandante da 6ª Região Militar (6ª RM), general Silva Alvin

Para o comandante da 6ª Região Militar (6ª RM), general Silva Alvin, também é uma honra receber a comitiva da ONU na sua área de jurisdição. ”Independente do dever, por ser grande comando logístico e administrativo, é com grande satisfação que apoiamos o evento”, destacou.

Apresentações Gerais

Após a cerimônia de abertura, o capitão de Mar e Guerra Alexandre Mariano Feitosa falou sobre a participação do Brasil nas Missões de Paz; o coronel Mustafizur Rahman, de Bangladesh, fez um feedback das atividades do Working Group (WG); e o coronel Ulisses de Mesquita Gomes agradeceu o apoio do Brasil no GT, em especial ao Ministério da Defesa.

Coronel Mustafizur Rahman, de Bangladesh

O evento contou ainda com as orientações de segurança passadas pelo tenente Bruno Cal Lima, da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), que transmitiu aos visitantes algumas informações úteis para quem chega à cidade.

Tenente Bruno Cal Lima, da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), ministrou palestra na Reunião

“É gratificante estar presente e poder ter um momento em que possamos transmitir orientações para os visitantes e estreitar os laços de colaboração com as instituições coirmãs”, ressaltou o tenente Bruno.

Na sequência, os participantes foram divididos em subgrupos, com o objetivo de analisar os capítulos do manual, que ao todo são seis.

As atividades continuam até sexta-feira (9), ocasião em que será apresentada uma proposta final do manual a ser apresentada à Organização das Nações Unidas, para análise e posterior aprovação.

Por comandante Cleber Ribeiro

Fotos: Keven Kobalchini / MD

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

registrado em:
Fim do conteúdo da página