Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > Centro Conjunto de Operações de Paz promove curso para oficiais de dez países
Início do conteúdo da página

Centro Conjunto de Operações de Paz promove curso para oficiais de dez países

Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2013, 18h53

Brasília, 17/04/2013 – Até o dia 26 de abril, oficiais de Estado-Maior de dez países, entre os quais o Brasil, participam de curso preparatório para missões de paz. O objetivo é familiarizá-los com os novos materiais de treinamento para este tipo de atividade.

DEFESA - Centro Conjunto de Operações de Paz promove curso para oficiais de dez países
DEFESA - Centro Conjunto de Operações de Paz promove curso para oficiais de dez países
Militares da Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Paraguai e Uruguai integram a turma. A iniciativa é promovida pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) e pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do DPKO (Department of Peacekeeping Operations).

Desde segunda-feira, os alunos estão reunidos no Centro General Ernani Ayrosa, em Itaipava (RJ). No primeiro dia do curso, conheceram o cronograma de atividades e o planejamento e a execução dos treinamentos da ONU.

Ontem (16), o curso focou o ensino de técnicas de instrução e avaliação. Foram tratados, ainda, temas como estabelecimento e implementação dos mandatos de segurança da ONU e princípios fundamentais e funcionamento das missões de paz das Nações Unidas.

Esse é o primeiro curso realizado sobre o tema nas Américas. De acordo com o CCOPAB, a opção por realizá-lo no Brasil reflete o “excelente desempenho” do país em operações desta natureza, “sobretudo no Haiti e Líbano”. Participam também do evento integrantes da ONU das Filipinas, da França, do Nepal, do Paquistão e da Romênia.

DEFESA - Centro Conjunto de Operações de Paz promove curso para oficiais de dez países
DEFESA - Centro Conjunto de Operações de Paz promove curso para oficiais de dez países
Recentemente, a representante permanente dos Estados Unidos nas Nações Unidas, embaixadora Susan Rice, visitou o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, localizado no Rio de Janeiro. Em seguida, esteve em Brasília (DF), onde se encontrou com o ministro da Defesa, Celso Amorim. Na ocasião, elogiou o trabalho feito pelo país nas missões de paz e manifestou o desejo de enviar oficiais norte-americanos para serem capacitados na instituição brasileira.

Sobre o CCOPAB

O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, Centro Sergio Vieira de Mello, foi criado em 1º de março de 2010 e tem como objetivo apoiar o preparo de militares, policiais e civis brasileiros e de nações amigas para missões de paz e desminagem humanitária. Essa preparação é realizada por integrantes da Marinha, do Exército e da Força Aérea, que desenvolvem estágios, treinamentos específicos e exercícios a fim de capacitar para missões estrangeiras.

Fotos: CCOPAB
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4070  

Fim do conteúdo da página