Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > 18/12/2012 - DEFESA - Defesa aprova Programa Desportivo Militar para 2013
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 18 de Dezembro de 2012, 14h51

Defesa aprova Programa Desportivo Militar para 2013

Brasília (DF), 18/12/2012 – Em portaria publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (14), o Ministério da Defesa aprovou o Programa Desportivo Militar para 2013.

Elaborado anualmente, o programa define os eventos oficiais em que a Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), órgão ligado à Defesa, poderá enviar uma representação militar brasileira. A iniciativa contempla tanto competições desportivas militares nacionais quanto internacionais.

Previstos em calendário próprio, esses eventos integram o Ciclo Desportivo Olímpico (2012/2016) e o Ciclo Desportivo Militar (2011/2015). Embora o principal objetivo seja a preparação para a sexta edição dos Jogos Mundiais Militares – que acontecerão na Coreia do Sul, em 2015 –, eles permitem que atletas militares busquem índices que os habilitem a participar dos Jogos Olímpicos 2016, no Rio de Janeiro.

Constam do Programa Desportivo Militar diversos campeonatos mundiais – cross country, vela, judô, pentatlo naval, pentatlo militar, orientação e taekwondo –, além de competições nacionais especificamente voltadas a atletas das Forças Armadas.

Segundo a CDMB, cerca de 330 atletas incorporados pelo Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas têm o seu desempenho avaliado por meio das competições. Somente os mais qualificados nas seletivas e nos campeonatos das Forças são selecionados para a participação dos campeonatos mundiais do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM).

A portaria que aprova o Programa Desportivo Militar para 2013 é assinada pelo secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, Julio Saboya de Araujo Jorge.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4070

Fim do conteúdo da página