Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Esporte > Departamento de Desporto Militar (DDM)
Início do conteúdo da página

Departamento de Desporto Militar (DDM)

O Departamento de Desporto Militar (DDM) é o setor do Ministério da Defesa responsável por organizar a participação militar brasileira em eventos esportivos de alto nível.
 
Delegações de militares atletas do País participam regularmente de campeonatos do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), da União Desportiva Militar Sul-Americana (UDMSA) e de eventos como os Jogos Mundiais Militares (JMM). Esse último ocorre a cada quatro anos e conta com a presença de atletas militares de vários países. A última edição dos JMM foi realizada em 2015, na República da Coreia do Sul, e, neste ano, acontecem os 7º Jogos Mundiais Militares de 2019, na China.

No âmbito da Defesa, são promovidos cursos para a capacitação de recursos humanos dedicados às atividades esportivas, bem como o estabelecimento de metas para o Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento nas Forças Armadas (PAAR).

Além do PAAR, o DDM desenvolve o Programa Forças no Esporte (PROFESP) e o Projeto João do Pulo (PJP) em parceria com o Ministério da Cidadania - Secretaria Especial do Esporte, Secretaria Especial do Desenvolvimento Social e Secretaria Especial da Cultura; o Ministério da Educação - Secretaria de Educação Básica e Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação; e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos - Secretaria Nacional de Juventude, Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Hoje, o PROFESP beneficia cerca de 24 mil crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social.  O PJP, extensão do Forças no Esporte, em fase de implantação, atende pessoas com deficiência, priorizando crianças, adolescentes e jovens, a partir dos 6 anos, também em situação de vulnerabilidade social.

registrado em:
Assunto(s): esporte militar , CDMB , DDM
Fim do conteúdo da página