Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Estado e Defesa
Início do conteúdo da página

Estado e Defesa

Estado e Defesa

País altivo e autônomo, o Brasil exerce exclusiva soberania sobre seu território, seu mar territorial e seu espaço aéreo, sem delegar a terceiros a responsabilidade por sua defesa e segurança. 

Cabe ao Estado brasileiro prover os meios necessários para que a sociedade alcance seus objetivos de prosperidade, assegurando condições que lhe permitam ser capaz de, livre­mente, afirmar seus interesses e se dedicar ao próprio desenvolvimento. 

Apesar de se projetar como nação que defende o entendimento e a cooperação internacional, o Brasil sustenta que ser um país pacífico não significa ser passivo e indefeso. 

Por isso, investe numa capacidade militar de dissuasão que lhe possibilite reagir não apenas contra ameaças externas convencionais, mas também contra riscos contemporâneos como o terrorismo, o crime organizado transnacional, a pirataria e os ataques cibernéticos. 

Clique nas opções abaixo para saber sobre as políticas que norteiam e consolidam a atuação do Ministério da Defesa como instituição de Estado.

Saiba quais são os objetivos associados ao contexto de atuação do Ministério da Defesa

Conheça o documento que traça as metas para assegurar o alcance dos objetivos da Defesa

Acesse o documento que aborda os conceitos e objetivos de Defesa e as diretrizes inerentes à segurança nacional

O mais completo e acabado documento acerca das atividades de defesa do Brasil.

O Livro Verde tem o objetivo de divulgar, em um formato moderno e acessível, as boas práticas de gestão ambiental levadas a cabo pelo Ministério da Defesa

Fim do conteúdo da página