Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal
Início do conteúdo da página

Projeto João do Pulo

O Ministério da Defesa, por intermédio do Departamento de Desporto Militar, instituiu o Projeto João do Pulo, uma vertente do Programa Forças no Esporte, em 2015, com vistas a promover a reintegração social dos militares que adquiriram deficiência física em consequência de acidentes ou enfermidades. A denominação foi em homenagem ao extraordinário desportista militar João Carlos de Oliveira, que teve sua perna direita amputada em decorrência de um grave acidente automobilístico.

As atividades são realizadas no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), no Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx) e na Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), situados no Rio de Janeiro e possuidores de instalações adequadas às atividades paradesportivas.

Atualmente, encontra-se em tramitação um Decreto para a ampliação do projeto para atender pessoas com deficiência (PcD), prioritariamente crianças (a partir dos 6 anos) e adolescentes, em estado de vulnerabilidade social.

A finalidade é reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, por meio da inclusão social dos beneficiados, que terão acesso à prática de atividades paradesportivas, desenvolvidas no âmbito da Marinha, do Exército e da Força Aérea.

registrado em:
Fim do conteúdo da página