Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Manual de Autoavaliação de Controles

AUTOAVALIAÇÃO DE CONTROLES (AAC)


A Autoavaliação de Controles (AAC) trata-se de uma metodologia para a prestação da atividade de facilitação que integra os serviços de consultoria, em conformidade com o Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Federal (MOT), aprovadas por meio da Instrução Normativa SFC-CGU nº 8, de 06 de dezembro de 2017.
A AAC consiste na utilização dos conhecimentos técnico-profissionais dos auditores internos relativamente aos processos de governança e de gerenciamento de riscos e controles internos para facilitar a realização de discussões sobre estes temas, sendo necessário, portanto, um maior envolvimento com a atividade em foco sem, contudo, assumir a responsabilidade por atos da Administração.
O objetivo geral da AAC é avaliar a adequabilidade e a eficácia dos controles internos da gestão referenciados em riscos, fortalecendo a cultura de controle, por meio da difusão de metodologias, técnicas e ferramentas que agreguem valor à organização. Sua finalidade é contribuir com o cumprimento da missão maior do Controle Interno - oferecer uma garantia razoável de alcance dos objetivos organizacionais (COSO IC-IF 2013).
No âmbito da Secretaria de Controle Interno do Ministério da Defesa (CISET-MD), a aplicação da AAC nas Unidades, Processos, Funções ou Projetos Organizacionais (UORG) encontra-se institucionalizada por meio do Plano de Trabalho-PT nº 02/2019-CISET, de 7 de outubro de 2019, aprovado pelo senhor Ministro de Estado da Defesa nos autos do processo administrativo nº 60100.000339/2019-28.
A aplicação da metodologia da AAC nas UORG cliente do MD será operacionalizada por meio do Manual de Autoavaliação de Controles (MAAC) da CISET-MD.
As sugestões para o aperfeiçoamento do MAAC podem ser encaminhadas a CISET-MD, por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Por fim, é permitida a reprodução do MAAC, parcial ou total, sem fins lucrativos, por qualquer meio, se citada a fonte e o sítio da internet onde pode ser encontrado o original: https://www.defesa.gov.br/auditoria.

Fim do conteúdo da página