Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Anistia > Uncategorised > Escola de cadetes comemora 78 anos
Início do conteúdo da página

Escola de cadetes comemora 78 anos

Brasília, 18/09/2018 – A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) completou 78 anos em 17 de setembro. A instituição tem a missão de selecionar e preparar o futuro oficial do Exército. Por isso, para comemorar a data, no período de 10 a 13 de setembro, a EsPCEx realizou programação especial para que o público interno pudesse celebrar com a sociedade local.

Missão da instituição é preparar o futuro oficial do Exército

A comemoração iniciou-se no dia 10, com a abertura da exposição de quadros e fotografias, no Salão Carlos Gomes. O nome da exposição era “Pintando o Brasil” e foi aberta ao público. Os espectadores puderam apreciar obras de artistas campineiros que retrataram os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil. Na exposição também foram expostas fotografias da Escola, tiradas com um olhar diferenciado pelo fotógrafo Claudinei Fortes, que intitulou seu trabalho de “Verás que um filho teu não foge à luta”.

As atividades do dia 12 começaram com o tradicional plantio da muda de pau-brasil, no Bosque da EsPCEx, oportunidade em que o aluno mais novo, o praça mais distinta de 2018 e o Comandante da Escola realizaram o plantio, símbolo da renovação das novas gerações de militares sendo formados na instituição.

Na sequência, ocorreu a cerimônia militar, em homenagem à Escola, na Praça Cidade de Campinas – ESPCEx. Foram entregues “Diplomas de Amigo da EsPCEx”, honraria outorgada pelo Comandante da Escola a personalidades civis e militares que se destacaram por terem contribuído, de alguma maneira, com as atividades desenvolvidas para a formação dos alunos.

A formatura foi prestigiada por autoridades civis, militares e a sociedade campineira. Após a solenidade, os integrantes da Escola, alunos e amigos da ESPCEx participaram do almoço festivo. Encerrando as comemorações do dia, o Centro de Tradições da EsPCEx realizou uma apresentação de danças típicas de vários rincões do nosso País, no Teatro Castello Branco. O Centro representa uma das atividades extras que os alunos, voluntariamente, realizam durante o ano e visa apresentações culturais com expressão artística pela música.

Os integrantes da Escola também participaram ativamente das comemorações com diversas competições esportivas, tipicamente militares. Foram realizadas competições de tiro esportivo e a corrida de revezamento, em que o bastão era um fuzil. As atividades reforçaram o espírito de corpo dos integrantes da Escola, demonstrando a convivência amistosa e camarada da “família EsPCEx”.

Com informações da EsPCEx

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071

Fim do conteúdo da página