Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Anistia > Uncategorised > Banda Marcial, Carros Anfíbios e aeronaves estão entre os destaques do desfile cívico-militar
Início do conteúdo da página

Banda Marcial, Carros Anfíbios e aeronaves estão entre os destaques do desfile cívico-militar

Brasília, 05/09/18 - Desfile militar, exposição de material e apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais são algumas das atividades que serão desenvolvidas pela Marinha nesta Semana da Pátria. O contingente de desfile da Força é composto por 50 oficiais e 613 praças. À sua frente tem o Comandante do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB), capitão de mar e guerra Flávio Nascimento.

Militares de Brasília e Rio de Janeiro participarão do desfile

Para o encarregado da Seção de Operações do Comando do 7º Distrito Naval (Com7ºDN), capitão de fragata Marcus Vinícius Santos Ramos Braga, é uma honra participar da Semana da Pátria pela oportunidade de demonstrar o amor ao Brasil. “É um bom momento para estimular o sentimento patriótico e desenvolver o civismo", destacou.

O efetivo da Marinha no desfile é composto por militares, viaturas e aeronaves, sediadas em Brasília e oriundos de outras organizações militares situadas no Rio de Janeiro. O desfile está dividido em destacamentos, sendo o primeiro composto pelo Comandante da tropa e seu estado-maior.

Aspirantes da Escola Naval darão um brilho especial ao desfile

A partir daí tem início o desfile dos contingentes a pé, sendo o primeiro destacamento formado por 69 aspirantes da Escola Naval (EN), 61 homens e oito mulheres. Seguido do destacamento feminino, composto por 40 mulheres procedentes do Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), do Rio de Janeiro, juntamente com outras militares de unidades sediadas em Brasília.

Após três anos desfilando, Dayana se diz satisfeita pela interação com o público

A cabo Dayana Bessa, que serve no Hospital Naval de Brasília (HNBra), e desfilou três vezes, afirma que apesar de ser um pouco cansativo, a oportunidade de participar do desfile é um momento muito especial. “Os gritos de apreço vindo da população ao passarmos, nos revigora e nos faz sentir a importância de estarmos ali”, ressaltou.

A seguir, encerrando esta fase do desfile, vem duas companhias de Fuzileiros Navais e a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, procedente do Rio de Janeiro, que executa evoluções na pista formando figuras e palavras.

Além da tropa a pé, a Marinha trará 17 viaturas, cinco motos e quatro aeronaves. O desfile dessa Força ainda contará com componentes da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais no destacamento dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira e de militares da reserva.

Viaturas e embarcações estarão em exposição na Esplanda

Além do desfile, a Marinha também terá participação efetiva nos seguintes eventos:

Exposição

O Comando do 7º Distrito Naval participará da Exposição da Independência, no período de 7 a 9 de setembro, na Esplanada dos Ministérios. A Marinha contará com: viaturas:  Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf), Piranha, Astros 2020, motocicletas, moto aquáticas e uma moto neve, além de maquetes, painéis e oficina de nós e voltas. A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais também participará do evento e fará uma apresentação no dia 7 de setembro, às 14h30 e no dia 08, às 10h30.

Orquestra Sinfônica faz apresentações no Brasil e no exterior

Banda Sinfônica

Em 10 de setembro, a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais faz apresentação às 19h30, no Teatro Pedro Calmon, no Setor Militar Urbano.

O concerto visa promover a integração social por meio da música. O público vai conferir a sonoridade da banda com um repertório eclético, que vai do erudito ao popular, e gaitas de fole entre seus instrumentos.

A Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais é formada por dois oficiais regentes e 110 músicos militares, entre instrumentistas e cantores. Criada na década de 1970, pertence à Companhia de Bandas do Batalhão Naval, localizada na Fortaleza de São José, na Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro. Com um extenso currículo de apresentações em eventos nacionais e internacionais, a banda mantém a tradição em desfiles e apresentações públicas.

Para inscrições acessar o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdGdTD5U8fC8rxWknr74r8jtYSZ7y8uR8XLkQP_ZQjNvtLllA/viewform

Para os militares da Marinha, o uniforme é o 4.5 ou correspondentes para as demais Forças, e passeio completo, para os interessados civis e militares da reserva.



Por comandante Cleber Ribeiro


Foto de Capa: Levi Clemente
Edição fotográfica: Sg Alexandre Manfrim/MD e S1 Keven cobalchini/MD
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério de Defesa
(61) 3312-4071

Fim do conteúdo da página