Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está em: Página inicial > Notícias > Almirante Garnier assume comando do 2º Distrito Naval, em Salvador (BA)
Início do conteúdo da página

Almirante Garnier assume comando do 2º Distrito Naval, em Salvador (BA)

Publicado em Segunda, 09 Janeiro 2017 17:16 | Última atualização em Terça, 10 Janeiro 2017 13:38


Salvador (BA), 09/01/2017 – Ex-assessor militar do Ministério da Defesa, o almirante Almir Garnier dos Santos assumiu nesta segunda-feira (09) o comando do 2º Distrito Naval, que abrange os estados da Bahia, Sergipe e parte de Minas Gerais. Numa demonstração de prestígio, a cerimônia de transmissão de cargo reuniu no pátio da organização militar o ministro da Defesa, Raul Jungmann, os ex-ministros Jaques Wagner e Aldo Rebelo; o comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira; o governador da Bahia, Rui Costa, e o prefeito da capital baiana, ACM Neto.

“Confio em vocês e peço que confiem em mim”, disse o almirante Garnier aos seus comandados.

Foto: tenente Brito/ 2° Distrito Naval

Garnier contou sobre sua origem humilde, nascido num bairro do subúrbio do Rio de Janeiro, e que ainda jovem abraçou a carreira militar. Na sua narrativa, destacou também a importância da organização militar que irá comandar, composta de cerca de 3,5 mil homens e mulheres. Emocionado, o almirante agradeceu à família e os militares que com ele conviveram nesta trajetória até aportar em Salvador.

Transmissão de cargo

Almirante Garnier assumiu o cargo em substituição ao almirante Cláudio Portugal de Viveiros. A cerimônia teve início com o canto do Hino Nacional. Em seguida, procedeu-se a leitura do ato de exoneração do almirante Viveiros e da nomeação do almirante Garnier pelo presidente Michel Temer.

Seguiu-se a leitura da ordem de serviço de passagem de cargo com os agradecimentos por parte do almirante Viveiros que fez uma narrativa do período em que esteve à frente do Distrito Naval. Ele recordou o empenho dos seus subordinados durante os Jogos Olímpicos 2016. Salvador sediou algumas partidas de futebol.

Coube ao comandante de Operações Navais, almirante Sérgio Roberto Fernandes dos Santos, proceder o ato de transmissão de cargo e, em discurso, destacou a importância do 2º DN para o país. Após esta etapa da cerimônia ocorreu a substituição das bandeiras dos comandantes e a salva de 15 tiros.

O evento foi encerrado com o desfile das tropas ao novo comandante do Distrito Naval. Participaram da cerimônia o comandante da 6ª Região Militar, general Juarez Alves Pereira Junior; o comandante do 2ª COMAR, brigadeiro Luiz Fernando de Aguiar; o ministro do Superior Tribunal Militar (STM) almirante Álvaro Luiz Pinto, e o diretor do Instituto Brasileiro de Estudos de Defesa Pandiá Calógeras, Demétrio Carneiro, além de secretários estaduais e municipais, autoridades civis e religiosas.

Clique aqui e confira o discurso do almirante Almir Garnier dos Santos

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071

registrado em:
Fim do conteúdo da página