Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está em: Página inicial > Notícias > Iniciado alistamento militar para jovens de todo o Brasil
Início do conteúdo da página

Iniciado alistamento militar para jovens de todo o Brasil

Publicado em Terça, 03 Janeiro 2017 12:43 | Última atualização em Quarta, 04 Janeiro 2017 11:27

Brasília, 3/1/2016 – Os jovens brasileiros do sexo masculino nascidos em 1999 já podem fazer o alistamento militar. Eles devem se apresentar à Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência até 30 de junho com os documentos: certidão de nascimento ou equivalente (carteiras de identidade, de motorista ou de trabalho), duas fotos 3x4 recentes e comprovante de residência. Caso more no exterior, o cidadão deverá procurar os Consulados ou Embaixadas do Brasil.

 

Após o alistamento o jovem será informado sobre a data em que deverá retornar à JSM para tomar conhecimento quanto à apresentação na seleção geral ou à dispensa do Serviço Militar.

O alistamento também pode ser feito online em 20 localidades: Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Sul, Tocantins, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Amapá, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Distrito Federal. “A meta é que em 2018 todos os estados do Brasil possam contar com o alistamento online”, ressaltou o coordenador da Seção de Serviço Militar do MD, coronel André Buarque.

Gabriel Ernestino irá se alistar. Ele completa 18 anos em setembro e destaca que o alistamento é um gesto de cidadania. O jovem sonha em servir às Forças Armadas. “Considero o serviço militar uma oportunidade de adquirir novas habilidades. Seria uma honra servir à pátria”, destacou Gabriel.

O alistamento militar é obrigatório. Ao não realiza-lo, o cidadão ficará impedido de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades. Também está previsto o pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

Anualmente, cerca de 1,8 milhão de cidadãos fazem o alistamento militar e 100 mil são incorporados às Forças Armadas.

Clique aqui para saber mais informações sobre o alistamento militar.

Por Débora Sampaio

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071

registrado em:
Fim do conteúdo da página