Acessibilidade Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > Ministro recebe estudo sobre inovação de Mazzucato
Início do conteúdo da página

Ministro recebe estudo sobre inovação de Mazzucato

Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2016, 17h33

Brasília, 08/04/2016 – A economista Mariana Mazzucato, autora do premiado livro “O Estado empreendedor – Desmascarando o mito do setor público vs. setor privado”, apresentou esta semana ao ministro da Defesa, Aldo Rebelo, os resultados do seu estudo “O Sistema de Inovação Brasileiro: uma proposta orientada por missões” (The Brazilian Innovation System: A Mission-Oriented Policy Proposal).

Mazzucato é professora da Universidade de Sussex, do Reino Unido. Seu estudo, que trata sobre política de inovação, é uma iniciativa do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e foi encomendado, em 2015, pelo ministro Aldo Rebelo, quando à frente da pasta. O trabalho da professora teve a co-autoria do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Caetano Pena, que participou da audiência com o ministro Aldo Rebelo, em Brasília, na quarta-feira (06/4).

O trabalho desenvolvido, por meio da Universidade de Sussex, tem por objetivo subsidiar a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (2016-2020) do MCTI. Mariana Mazzucato defende uma agenda de estímulo à inovação, de longo prazo, para promover o desenvolvimento econômico e a transformação do Sistema Nacional de Inovação (SNI).

Para atingir esse objetivo, ela sugere a adoção de políticas orientadas por missões. Este conceito é abordado no relatório como políticas públicas sistêmicas, que se baseiam em conhecimento de fronteira para atingir metas específicas de longo prazo que respondam aos desafios sociais.

Mazzucato citou o exemplo da chegada do homem à Lua. O projeto do governo norte-americano impactou 12 setores da economia. Segundo ela, uma política de inovação orientada por missão é capaz de catalisar a inovação e o desenvolvimento em diferentes setores, entre eles, o da defesa.

Baixe aqui o estudo “O Sistema de Inovação Brasileiro: uma proposta orientada por missões”.

 Por Alexandre Gonzaga

Assessoria de Comunicação
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

Fim do conteúdo da página