Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está em: Página inicial > Notícias > KC-390: produzida para a FAB, maior aeronave fabricada no país é apresentada ao público
Início do conteúdo da página

KC-390: produzida para a FAB, maior aeronave fabricada no país é apresentada ao público

Publicado em Terça, 21 Outubro 2014 15:26 | Última atualização em Quinta, 30 Outubro 2014 18:17

Gavião Peixoto (SP), 20/10/2014 – Convidados civis e militares, entre os quais o ministro da Defesa, Celso Amorim, foram apresentados nesta terça-feira (21) à maior e mais moderna aeronave já fabricada no Brasil: o cargueiro militar KC-390.

Em concorrida cerimônia realizada na fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, o público pôde conferir o chamado “roll out” do protótipo do avião, cuja primeira entrega, para a Força Aérea Brasileira (FAB), está programada para 2016.

O acordo entre a FAB e a fabricante brasileira de aviões, assinado em maio deste ano, prevê a aquisição de 28 aeronaves ao longo de dez anos. Além dessa encomenda inicial, já foram formalizadas intenções de compra de outros países.

Durante a cerimônia, o ministro Celso Amorim ressaltou a importância do desenvolvimento do KC-390 para o país, não só no sentido de fortalecer a base indústrial de defesa, gerando empregos e tecnologia de ponta, mas também no fortalecimento da autoestima brasileira. "Momentos como este nos enchem de orgulho, essa aeronave é um prodígio de avanço tecnológico", disse.

Projeto estratégico do Ministério da Defesa, o KC -390 é uma iniciativa conjunta da FAB e Embraer para a produção de um avião de transporte militar e reabastecimento em voo, associada ao crescimento da indústria nacional, com desenvolvimento tecnológico.

A aeronave é capaz de levar tropas a qualquer região do país com rapidez, além de transportar equipamentos militares desmontados, como o novo blindado Guarani, produzido para o Exército Brasileiro.

Seu desenvolvimento atende diretamente a uma diretriz da Estratégia Nacional de Defesa (END), no sentido de aumentar a capacidade de mobilidade das tropas brasileiras e permitir que os meios operativos das três Forças Armadas se complementem de forma integrada.

A FAB utilizará a aeronave para substituir o Hércules C-130, empregado atualmente em operações como missões de busca e reabastecimento de outras aeronaves em voo.

Segundo o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, o KC-390 cumprirá as missões com maior agilidade. "As turbinas a jato conferem bastante agilidade à aeronave, que cumprirá todas as missões muito mais rápido e melhor", disse. "O KC-390 poderá operar tanto na Amazônia quanto na Antártica", completou.

Desenvolvida para atender aos requisitos estabelecidos pela FAB e utilizando o que existe de mais moderno no setor, o novo cargueiro militar brasileiro já nasce com grandes possibilidades de negócios.

Segundo a Embraer, há intenções de compra do KC-390 pela Argentina, Portugal e República Tcheca. Uma lista que deve aumentar na medida em que outros países que utilizam o C-130 comecem a substituir suas aeronaves.

Foto: Tereza Sobreira
Assessoria de Comunicação
Ministério da Defesa
61 3312-4071

Fim do conteúdo da página