Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está em: Página inicial > Mobilização Nacional > Serviço Militar
Início do conteúdo da página
Mobilização nacional

Serviço Militar

Publicado em Quinta, 05 Dezembro 2013 15:46 | Última atualização em Segunda, 11 Janeiro 2016 18:03

Essencial para a mobilização do povo brasileiro em defesa da soberania nacional, o Serviço Militar Obrigatório que visa o provimento de quadros para as Forças Armadas, a partir da seleção e incorporação de jovens representantes de todas as classes sociais e regiões do País. 

O alistamento é obrigatório para os cidadãos do sexo masculino, ao completar 18 anos de idade. Integram também esse universo médicos, farmacêu­ticos, dentistas e veterinários que se enquadrarem na Lei de Prestação do Serviço Militar pelos estudantes de Medicina, Farmácia, Odontologia e Veterinária (MFDV). As mulheres (MFDV) podem prestar o serviço militar de forma voluntária.

Além de prover e capacitar quadros para as Forças Armadas, o Serviço Militar é um importante instrumento de afirmação da unidade nacional, formando cidadãos com espírito cívico, com valores de solidariedade e justiça, princípios éticos e forte sentimento patriótico. 

Aos jovens selecionados é facultada a permanência no serviço ativo, conforme previsto pelo art. 143 da Constituição Federal. Os recrutas, de acordo com a disponibilidade de vagas, também têm a oportunidade de participar do projeto Soldado Cidadão, que oferece capacitação técnica em diversos ofícios, visando prepará-los para enfrentar o mercado de trabalho em melhores condições – caso optem por não seguir carreira nas instituições militares.

Quem serviu à Marinha, ao Exército ou à Aeronáutica nos últimos cinco anos deve atualizar seus dados junto às Forças Armadas no mês de dezembro. A iniciativa faz parte do Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR). 

Clique nas opções abaixo para conhecer esses e outros aspectos relacionados ao Serviço Militar.

Fim do conteúdo da página