Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está em: Página inicial > Ensino e Pesquisa > Defesa e Academia > Congresso Acadêmico > Perguntas frequentes
Início do conteúdo da página
Ensino e pesquisa

PERGUNTAS FREQUENTES

Publicado em Terça, 29 Abril 2014 17:12 | Última atualização em Terça, 29 Abril 2014 21:30
 
1

Qual é a política do Congresso Acadêmico sobre saídas noturnas?

A organização do Congresso desaconselha saídas noturnas, tendo em vista o compromisso dos congressistas com a agenda do evento.

2

Posso visitar outras cidades durante o período do Congresso?

Não. Os congressistas deverão permanecer nas instalações da Academia durante todo o período do evento.

1

Há alguma restrição quanto aos trajes para participação nas palestras?

Os militares deverão se informar com o superior que estiver à frente da equipe.

No que se refere aos civis, é expressamente proibido aos congressistas assistir as palestras trajando bermuda, short, chinelo, camiseta regata, de time e de torcida, boné, touca, chapéu e/ou similares.

2

Que outros tipos de roupa devo levar?

Além das atividades acadêmicas haverá demonstrações militares, atividades sócio-desportivas, bem como atividades de caráter sócio-cultural. Desta forma, recomenda-se que os congressistas levem consigo calças jeans, shorts, tênis, chinelos, camisas, camisetas, moletons, roupas de frio – se for o caso -, etc.

Ademais, será realizado um jantar dançante de encerramento do Congresso, cujo traje deverá ser “Passeio Completo” (terno e gravata, para homens, e calça social/vestido ou saia abaixo do joelho com o calçado adequado, para mulheres).

3

Haverá serviço de lavanderia no evento?

Não, a Academia Militar das Agulhas Negras não dispõe de instalações de lavanderia para uso dos congressistas. Recomenda-se levar quantidade suficiente de roupas para a semana do Congresso.

1

A Academia Militar das Agulhas Negras assegurará assistência médica durante o Congresso Acadêmico?

Sim. Os atendimentos de emergência a eventuais problemas de saúde com os congressistas serão prestados pela organização do evento, levando-se em conta as informações constantes das fichas de inscrição.

2

Devo levar algum remédio?

Apenas aqueles regularmente usados pelos congressistas, acompanhados das receitas médicas correspondentes.

1

Onde os congressistas ficarão alojados?

Serão disponibilizados os alojamentos dos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras para a hospedagem dos congressistas.

2

Existem apartamentos individuais para os congressistas?

Não, os congressistas terão que compartilhar os alojamentos em grupos, de acordo com a definição da comissão organizadora do Congresso.

3

Existem apartamentos para mulheres?

Sim, homens e mulheres ficarão hospedados em blocos distintos.

4

É necessário levar roupa de cama?

Não, a Academia Militar das Agulhas Negras providenciará roupas de cama, travesseiros e cobertores, cabendo aos congressistas apenas levar toalha e materiais de higiene pessoal, além de cadeado para armários.

5

Quais refeições serão oferecidas pela Academia Militar das Agulhas Negras durante o Congresso?

Serão 4 (quatro) refeições: café-da-manhã, almoço, jantar e ceia, a serem servidas no refeitório dos cadetes. Toda e qualquer refeição feita pelos congressistas, com exceção das oferecidas pela comissão organizadora, deverão ser custeadas pelos congressistas.

1

Quem irá me receber no Rio de Janeiro?

.

2

Para que dia está prevista minha chegada e minha saída do Rio de Janeiro?

A chegada das comitivas está prevista para o dia 10 de agosto, domingo. As comitivas sairão da AMAN na sexta-feira, dia 15 de agosto.

3

Existem atividades programadas para o dia de chegada?

Está prevista uma reunião na data da chegada das comitivas na Escola Naval, ocasião em que serão dadas as boas-vindas, bem como algumas informações importantes.

4

Onde está localizada a Academia Militar das Agulhas Negras?

A Academia Militar das Agulhas Negras fica no Km 306 da Rodovia Presidente Dutra, Resende-RJ

5

Onde serão realizadas as palestras?

.

1

Quais são os principais objetivos do Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional?

O Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional é uma atividade de cunho educacional e cultural promovida pelo Ministério da Defesa, por intermédio de seu Departamento de Ensino, e pela Academia de Formação de Oficias de Carreira que o sedia, e tem como objetivos:

1) estimular a interação entre as escolas militares e as Instituições de Ensino Superior civis (IES), seus alunos e professores;

2) despertar nos congressistas civis o interesse por temas relacionados à segurança e à defesa;

3) estimular universitários, aspirantes da Escola Naval (EN), cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e da Academia da Força Aérea (AFA), bem como alunos de outras instituições de ensino militares a refletirem sobre problemas da atualidade, em particular, os de interesse da Defesa;

4) promover o debate acerca de problemas relevantes para o País; e

5) contribuir para a consolidação de uma cultura de defesa no Brasil.

2

Quem deverá realizar as inscrições na página do Congresso Acadêmico no site do Ministério da Defesa?

O professor responsável deve inscrever sua equipe preenchendo corretamente os dados da Instituição de Ensino Superior, bem como os dos 5 (cinco) alunos.

3

De que forma está organizado o Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional?

No período da manhã haverá painéis com apresentação de palestrantes civis e militares. Na parte da tarde, ocorrerão grupos de estudos, debates, demonstrações militares e atividades sócio-desportivas. Para o período noturno, estão previstas atividades sócio-culturais e de integração dos congressistas.

4

Quais são os objetivos dos grupos de trabalho?

Proporcionar o debate acerca dos temas abordados durante as palestras, bem como daqueles tratados nos trabalhos elaborados pelas equipes na ocasião da inscrição para o evento. Além disso, a atividade estimula a interação entre estudantes das diversas instituições. Os grupos serão organizados em salas separadas e coordenados pelos professores responsáveis das diferentes IES.

5

Poderei oferecer-me para expor algum tema durante o Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional?

Sim. Os grupos de trabalho foram criados para que os congressistas possam dar continuidade aos debates a respeito dos temas abordados nas palestras, bem como para tratar de outros que possam enriquecer o evento, com o objetivo de, posteriormente, apresentá-los para todos os congressistas.

6

Vou receber algum certificado por ter participado do Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional?

Sim. Na sexta-feira, durante a Cerimônia de Encerramento, haverá a entrega de certificado de participação no Congresso.

7

Poderei utilizar a biblioteca da Academia Militar das Agulhas Negras durante o Congresso?

Sim, a biblioteca estará à disposição dos congressistas em horários a serem definidos pela organização do evento, de forma a não prejudicar a participação dos congressistas nas atividades programadas.

8

Qual é a política do Congresso sobre ausentar-me das palestras por algum motivo?

A comissão organizadora desaconselha a ausência dos congressistas durante as palestras, salvo em casos de emergência médica, visto que a programação deverá ser respeitada.

Fim do conteúdo da página